Qual a religião do Carnaval?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Carnaval é um festival do cristianismo ocidental que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Os principais eventos ocorrem tipicamente durante fevereiro ou início de março, durante o período historicamente conhecido como Tempo da Septuagésima (ou pré-quaresma).

O Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo, sendo a mais celebrada no Brasil. Apesar do forte secularismo presente no Carnaval, a festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma.

Os cristãos praticantes aproveitam a data para a realização de encontros ou retiros com o objetivo de edificação e estudos bíblicos dirigidos. Tudo isso faz do carnaval uma festa popular inserida na cultura popular brasileira.

Ou ainda, "o carnaval não é uma festa cristã e Deus não admite coisas que incentivam o pecado". Também temos a clássica frase repetida por muitos evangélicos: "a palavra carnaval já diz tudo, a carne nada vale".

Carnaval vem do latim e provavelmente significa “adeus à carne”. O carnaval é uma grande festa que acontece antes do período da Quaresma. A Bíblia não diz nada sobre o carnaval. O carnaval não existia nos tempos da Bíblia.

O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma, que se avizinha e também com o controle dos prazeres mundanos.

A união dos homens com os deuses se realiza ritualmente numa assembleia de confraternização presidida pelos toques dos tambores em que ritmos, melodias e letras, sobretudo ritmos, servem para chamar as divindades”. Ele está falando sobre os candomblés, mas a ligação com o Carnaval não é difícil de ouvir.

Tradicionalmente, o Carnaval tem como mote a ideia de subversão da ordem, na qual as coisas deixam de ser como são, para, temporariamente, assumirem seu inverso. Trata-se de um período no qual as pessoas entregam-se às festas e aos prazeres carnais, para, em seguida, iniciarem a Quaresma.

“Isso mesmo, o Brasil começa o carnaval desde o início do ano até a sexta-feira Santa. O brasileiro sempre vem para mim com aquela música 'se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não', é a riqueza que o brasileiro tem”, afirmou.

De acordo com a Enciclopédia, o carnaval vem das festividades finais realizadas pelos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma, período que acontece antes da Páscoa cristã e em que os devotos se abstinham de comer carne, entre outras.

Dionísio

Dionísio era o deus das festas, do teatro, do vinho (e da videira) dos ciclos vitais da Terra. Não à toa, suas celebrações era naturalmente regadas à muito vinho. Entre todas as festas realizadas em sua homenagem, a da chegada da primavera era muito especial.

Igreja Católica

Hoje pagão, o festejo já foi considerado dia religioso pela Igreja Católica. O carnaval teria tido suas primeiras raízes na Antiguidade, entre o Egito e a Grécia, em uma comemoração popular que vibrava com a chegada da primavera.

Nesse período são cometidos excessos de todos os graus, com abusos e desregramentos no âmbito do sexo, das drogas, da violência; exageros que extravasam desequilíbrio e possibilitam a atuação de espíritos inferiores que se locupletam com a alimentação de fluidos densos formadores de uma ambiência espiritual de baixo ...

Durante muito tempo fui levado a crer, por uma lógica punitiva utilizada por alguns dirigentes espíritas, que carnaval era uma festa profana, perturbadora. Nesses períodos, espíritos inferiores aproveitavam para incitar orgias, uso de drogas e violências.

Além disso, muitos religiosos creem que ao fazer jejum ou se abster de comer carne, a pessoa expressa seu desejo de se afastar dos pecados. Mas em que livro da bíblia está escrito que não pode comer carne na sexta-feira santa e no sábado de aleluia? Está descrito em Levítico 11.

O que é Festa pagã:
Por extensão, festa imoral, mundana, a qual contraria os preceitos cristãos, promove bebidas alcoólicas, fumos, sexos, nudezes, palavrões, idolatrias, satisfaz os desejos carnais e outras coisas. O plural de FESTA PAGÃ é FESTAS PAGÃS.