O que foi a política do café com leite?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir ...

A política do café com leite, como ficou conhecida essa aliança, permitiu à burguesia cafeeira paulista de controlar, no âmbito nacional, a política monetária e cambial, e a negociação no exterior de empréstimos para a compra das sacas de café excedentes, enfim, uma política de intervenção ainda mais ativa que garantia ...

Essa bebida surgiu na Europa. Quando o café entrou nesse continente e a fazer sucesso, regiões leiteiras da Europa (Países Baixos) tiveram a ideia de misturar o café com o leite , para dar a energia do café e o alimento do leite.

Política de Valorização do Café
Os governos dos três estados comprometeram-se a realizar empréstimos no exterior, visando comprar os excedentes da produção cafeeira e mantê-los nos portos brasileiros, evitando desta forma a baixa de preço no mercado internacional.

Denominada "política dos governadores", significou, na prática, que o governo central deveria respeitar as decisões dos partidos que mantinham o poder em cada estado, desde que estes elegessem bancadas no Congresso absolutamente fiéis ao presidente da República.

O período que vem a seguir é chamado República Café com Leite, pois é marcado pelo revezamento presidencial entre paulistas (produtores de café) e mineiros (produtores de leite). Esse período durou até o ano de 1930, quando houve a Revolução de 1930.

Hoje, o café continua sendo um importante gerador de divisas (US$ 2 bilhões anuais, ou 26 milhões de sacas exportadas ao ano), contribuindo com mais de 2% do valor total das exportações brasileiras, e respondendo por mais de um terço da produção mundial.

Creio que todo mundo conheça o significado da expressão "café-com-leite". Quando crianças estão participando de um jogo ou de uma brincadeira e acontece de uma delas querer entrar, mas não apresentar condições de acompanhar as regras ou de envolver-se do mesmo modo que as outras, ela é admitida em caráter especial.

Johann Jacob Nieuhof

De acordo com o historiador brasileiro José Teixeira Oliveira, foi um holandês que inventou a mistura. Segundo ele, Johann Jacob Nieuhof conheceu na China, em 1655, uma bebida de leite com chá. Ele estava em uma viagem em busca de especiarias e ao retornar para a Europa apresentou a receita aos outros.

Johann Jacob Nieuhof

De acordo com o historiador José Teixeira Oliveira, autor de A História do Café no Brasil e no Mundo (Editora Itatiaia, 1984), quem trouxe a mistura para o Ocidente foi Johann Jacob Nieuhof, um oficial da Companhia Holandesa das Índias Orientais.