Quais sentimentos o Carnaval proporciona?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Carnaval tem raízes psicológicas, sociais e culturais. Neste período o povo exprime emoções, incentiva fantasias, extravasa sentimentos de felicidade. Através da música revela alegria, felicidade e sonhos.

A festa movimenta diversos setores da economia, como o turismo, a indústria de bebidas e alimentos, e a confecção de fantasias e adereços. Segundo dados do Ministério do Turismo, o carnaval é responsável por movimentar cerca de R$ 8 bilhões por ano no país, gerando empregos e renda para muitas pessoas.

Para ela, a festa das escolas de samba é "o principal marco identitário do país". "O carnaval faz parte da construção da memória, do incentivo à cultura brasileira e do incentivo à organização popular", explica. Ela destaca que os enredos de samba, por exemplo, são ricos em dados da história brasileira.

“Pelo calendário litúrgico católico, o Carnaval antecede o início da Quaresma, ou seja, período que antecede os quarenta dias para a Páscoa. É daí surge a denominação Carnaval: palavra que se origina do latim Carnis levare, que significa 'afastar-se da carne'”, explica.

Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.

Trabalhar o carnaval de maneira leve envolvendo música e dança. Explorar a criatividade dos alunos. Desenvolver habilidades lingüísticas, motoras e mentais. Estimular o processo de ensino aprendizagem de maneira lúdica.

Além do entretenimento e da valorização à cultura, um evento da relevância do Carnaval deve ter uma função social. Por todo o Brasil, manifestações carnavalescas socioambientais se espalham gerando impacto positivo nos foliões e mostrando que é possível se divertir e salvar o planeta ao mesmo tempo.

Desenvolva a linguagem corporal da turma com danças carnavalescas, aproveitando para mostrar os ritmos diferentes que existem no Brasil: samba, frevo, maracatu. Tem muito ritmo bom por aí! Faça uma roda para as crianças cantarem juntas antigas marchinhas de carnaval que entraram para a história.

De acordo com a Enciclopédia, o carnaval vem das festividades finais realizadas pelos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma, período que acontece antes da Páscoa cristã e em que os devotos se abstinham de comer carne, entre outras.

Durante muito tempo fui levado a crer, por uma lógica punitiva utilizada por alguns dirigentes espíritas, que carnaval era uma festa profana, perturbadora. Nesses períodos, espíritos inferiores aproveitavam para incitar orgias, uso de drogas e violências.

Os cristãos praticantes aproveitam a data para a realização de encontros ou retiros com o objetivo de edificação e estudos bíblicos dirigidos. Tudo isso faz do carnaval uma festa popular inserida na cultura popular brasileira.