Qual foi a ideologia da burguesia?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A ideologia burguesa proporciona a sensação de liberdade de escolha, já que dentro das concepções da democracia burguesa, qualquer indivíduo pode decidir sobre aquilo que deseja ou não, pois é livre para ir e vir, ou se relacionar com quem preferir e externar suas opiniões sem represálias.

Ao se referir à ideologia burguesa, Marx entende que as ideias e representações sociais predominantes numa sociedade capitalista são produtos da dominação de uma classe social (a burguesia) sobre a classe social dominada (o proletariado).

Classe social que controla os meios de produção e lucra com o trabalho do proletariado. A burguesia é a classe social que detém e controla os meios de produção. Ela domina o proletariado e tudo ligado à política e a economia de uma sociedade. Sua formação está associada ao surgimento do capitalismo.

O mercantilismo foi, como sabemos, responsável pelo enriquecimento europeu, pela consolidação das monarquias absolutistas, mas foi, igualmente, responsável pela ascensão da burguesia, a qual, a partir dos lucros gerados pela riqueza mercantil, foi-se tornando cada vez mais rica e independente da prática do Estado.

Burguesia é a classe social composta pelos donos dos meios de produção (o que abrange comércio, indústria, proprietários de imóveis e terras, banqueiros). Surgiu com a crise do feudalismo na Idade Média e passou a ser dominante no sistema capitalista após a Revolução Francesa.

Os principais tipos de ideologia

  • Ideologia democrática.
  • Ideologia liberal clássica e neoliberal.
  • Ideologia capitalista.
  • Ideologia comunista.
  • Ideologia anarquista.
  • Ideologia fascista.
  • Ideologia nacionalista.

No sentido da letra, o conceito de ideologia aparece como um conjunto de valores, princípios e doutrinas; seria o desejo de pertencer a um grupo que possui um modo de viver e conviver; o desejo de se “agarrar” em algo para acreditar, como uma ideologia política.

A burguesia, enfim, dominava a Europa com suas fábricas, comércios, pensamentos, leis e bandeiras. No entanto, neste mesmo período, crescia nas fábricas uma nova classe, oprimida pelo maquinário e pelos patrões. O chamado proletariado foi a classe social que se tornou a nova antagonista da velha burguesia.

Significado de Burguês
[Política] No sistema capitalista, aquele que faz parte da burguesia, da classe dominante que detém o controle dos bens de produção e do capital. Pessoa que pertence à classe média, por oposição à classe dos operários e campônios.

A burguesia defendia a reestruturação do Estado favorecendo o desenvolvimento do capitalismo o que significava combater o Absolutismo (COTRIM, 2010).

Burguesia é compreendida como a classe dominante, dona dos meios de produção, das matérias-primas e detentoras do capital financeiro. Já o proletariado representa a classe trabalhadora, dona apenas da própria força de trabalho. Essa distinção é feita com base na doutrina marxista.