Por que as reivindicações dos inconfidentes foram considerados crimes em 1789?

Perguntado por: ecosta6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

09. a) As reivindicações foram consideradas criminosas, em 1789, por que a Inconfidência Mineira lutava pela ruptura do Pacto Colonial, defendia a liberdade de opinião, lutava pela separação do Brasil de Portugal e questionava o autoritarismo do rei metropolitano sobre a colônia.

preocupação com a economia da região; participação ativa de camadas da elite financeira e intelectual de Minas Gerais; propostas como a criação de faculdades e fábricas no estado.

Os planos dos inconfidentes foram frustrados porque três participantes da conspiração procuraram o governador, Visconde de Barbacena, para delatar o movimento.

Seu objetivo era a emancipação política da capitania de Minas Gerais. Seus participantes desejavam romper os laços com Portugal e instalar uma república. No entanto, o movimento falhou porque foi delatado por um de seus participantes.

A sentença saiu em abril de 1792, e as penas foram diversas: alguns foram condenados à expulsão da colônia e enviados para a África (degredo), outros foram condenados à prisão perpétua e alguns foram condenados à morte por enforcamento.

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi um movimento de caráter separatista que ocorreu em 1789, cujo objetivo era proclamar a capitania de Minas Gerais como República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.

A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi a conspiração de uma pequena elite de Vila Rica - atual Ouro Preto (MG) -, ocorrida em 1789, contra o domínio português.

Vários dos envolvidos foram condenados por morte na forca, mas d. Maria, rainha de Portugal, perdoou todos os condenados, menos um: Tiradentes. Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro, em maio de 1789.

Porque, entre aqueles que se rebelaram contra o domínio português, em 1779, Tiradentes era o de classe mais baixa (mas não era pobre. Ele tinha 43 jazidas de ouro). Além disso, foi o único que havia feito propaganda aberta do movimento.

pena de morte

Quem foi Tiradentes? Tiradentes era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, famoso por ter sido um dos participantes da Inconfidência Mineira e o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.

Os republicanos desejavam exaltar as figuras de republicanos brasileiros em contraposição aos tempos de monarquia e, por causa disso, Tiradentes foi escolhido pelo caráter da sua condenação. Republicano convicto, Tiradentes foi exaltado como um mártir do movimento republicano e, portanto, um herói nacional.