Por que Tiradentes foi o único que pagou com a vida?

Perguntado por: acarvalho7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Porque, entre aqueles que se rebelaram contra o domínio português, em 1779, Tiradentes era o de classe mais baixa (mas não era pobre. Ele tinha 43 jazidas de ouro). Além disso, foi o único que havia feito propaganda aberta do movimento.

É nesse contexto que Tiradentes, descontente com o domínio colonial, teve acesso aos ideais revolucionários que circulavam em Minas Gerais. A difusão desses ideais revolucionários inspirava-se nos ideais iluministas e liberais que estavam em evidência naquele momento.

Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte e ao esquartejamento, para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião.

A partir da segunda metade do século XIX, a imagem de Tiradentes foi resgatada e ele passou a ser divulgado como um herói. Esse resgate aconteceu no interior do movimento republicano, interessado em construir heróis que dessem alguma validade histórica para o republicanismo no Brasil.

Alguns historiadores relatam que teria sido Tiradentes, quando de licença no Rio de Janeiro, teria estabelecido relações com o Dr. José Alves Maciel, recém retornado da Europa, qual influenciado por ideias democráticas e princípios da Revolução Francesa teria entusiasmado Tiradentes a lutar pela independência.

A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, conspiração da elite mineira contra Portugal. Era conhecido pelo apelido “Tiradentes” por ser um dentista amador, além de ser militar.

O movimento e a luta de Tiradentes inspiraram diversas obras de arte desde então. EM 21 DE ABRIL DE 1792, TIRADENTES FOI ENFORCADO ACUSADO DE LIDERAR UM MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DE PARTE DO BRASIL.

Em 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, 46 anos de idade, foi executado na forca por crime de “lesa-majestade”, isto é, de traição contra a rainha D. Maria I.

De fato, as imposições lusitanas e a falta de interesse pelo desenvolvimento da economia interna motivaram mineiros e baianos a conspirar contra o domínio de Portugal. Além disso, essas duas revoltas foram ideologicamente sustentadas pelas noções dos escritos iluministas.

Não obstante ser conhecido no mundo pelo nome de “Tiradentes”, o alferes odiava arrancar os dentes das pessoas. “Ele já se mostrava como um dentista a frente do seu tempo. Naquela época era comum extrair um dente por qualquer motivo, mas Tiradentes não concordava com isso.

Joaquim Silvério dos Reis

Joaquim Silvério dos Reis foi o principal delator da Inconfidência Mineira, movimento articulado em 1788 e 1789 que foi uma das primeiras tentativas de independência do Brasil do domínio português.

“Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir sua sentença de morte. Alguns relatos ainda dizem que depois que subiu os degraus para a execução, ele teria dito ao homem que o mataria a frase: “seja rápido”.

Não precisava, mas eles ganhavam borrifadas de suor artificial (feito com glicerina) a cada intervalo. Assim, “Liberdade, liberdade” resgata uma figura praticamente desconhecida: Joaquina (Andreia), filha de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que tentou emancipar o Brasil de Portugal e acabou enforcado.

Joaquim José Xavier foi enforcado no Rio de Janeiro, em 1792. Os planos da revolta não tinham em seus objetivos a abolição da escravidão, a maioria dos membros eram escravocratas e Tiradentes possuía 6 escravizados.

O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Teve o seu corpo esquartejado pelas autoridades coloniais portuguesas.