Onde foi o berço da Inconfidência Mineira?

Perguntado por: dalves3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Uma das mais conhecidas cidades mineiras, Ouro Preto foi o berço da Inconfidência Mineira.

Vila Rica, atual Ouro Preto, foi o palco de uma das mais importantes revoltas do período colonial do Brasil. A Inconfidência Mineira foi a revolta, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português.

No dia 12 de dezembro de 1897, a capital de Minas Gerais foi transferida de Ouro Preto para a nova cidade, que a partir de 1901 passa a se chamar Belo Horizonte. Desde que foi inaugurada, Belo Horizonte não parou de crescer.

cidade de Mariana

A cidade de Mariana, que comemora hoje 325 anos, tem uma participação efetiva na história de Minas Gerais. Mariana foi a primeira vila (1711), a primeira capital (1712), a primeira cidade (1745) e a primeira diocese (1745) de Minas, sendo chamada de "primaz de Minas".

Antônio Dias de Oliveira

A origem de Ouro Preto está no arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698.

O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira.

Joaquim José da Silva Xavier

Joaquim José da Silva Xavier foi muito mais do que um dentista. Apesar da profissão ter lhe rendido o apelido Tiradentes, pelo qual é conhecido, ele foi comerciante, militar, minerador — e líder da Inconfidência Mineira. A data de sua morte, 21 de abril de 1792, entrou para a história.

São Vicente

Saiba mais da cidade mais antiga do Brasil: São Vicente, em São Paulo. O nome da cidade mais antiga do Brasil foi dado pelo navegador português Gaspar Lemos, em 1502. À época, ele passou pelas terras homenageando o santo católico São Vicente Mártir e batizando o local com esse nome.

Minas 300: Ouro Preto, primeira capital do estado, foi berço da Inconfidência Mineira.

Para se compreender a história da mudança de nome da cidade que hoje é conhecida como Ouro Preto, é necessário voltar um pouco na história do nosso estado e do nosso país.

A região que hoje é ocupada por Minas Gerais foi inicialmente desbravada lá pelo século XVI pelos bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas. A capitania de São Paulo e Minas de Ouro foi criada em 1709 e desmembrada onze anos depois, ficando uma capitania para cada estado.

Há exatos 300 anos, em 2 de dezembro de 1720, a então Capitania de São Paulo e Minas do Ouro era desmembrada pela Coroa Portuguesa, dando origem à Capitania de Minas Gerais.

Ouro Preto

Ouro Preto - Criada em 1711, foi a segunda capital do Estado de Minas Gerais, após Mariana. É a cidade cuja fisionomia atual reflete com mais pureza o passado colonial brasileiro.

O nome Ouro Preto foi adotado em 20 de maio de 1823, quando a antiga Vila Rica foi elevada a cidade. "Ouro Preto" vem do ouro escuro, recoberto com uma camada de óxido de ferro, encontrado na cidade. O primeiro nome da cidade foi Vila Rica.

O bandeirante Miguel Garcia encontrou o metal precioso que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como "ouro branco". Em 1724,o arraial foi elevado à categoria de freguesia. Ouro Branco foi distrito de Ouro Preto e, em 1953 tornou-se município.