Quais as três partes da introdução?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Numa boa introdução, é necessário que você escreva sobre: – O tema da redação; – As partes em que o tema foi dividido, na ordem em que vão ocorrer no desenvolvimento; – Somente argumentos que serão desenvolvidos (do contrário, pode “empobrecer” o seu texto, cuidado!)

Para que você consiga fazer isso, você pode dividir a sua introdução em 3 partes:

  • contextualização;
  • tema;
  • tese.

Logo, a estrutura da introdução perfeita deve apresentar: Contextualização + problematização + apresentação da tese + citação breve dos dois argumentos. Agora que você já possui a fórmula para escrever a introdução completa, confira alguns dos modelos de introdução existentes e exemplos de cada um deles.

Quais são os tipos de introdução para texto dissertativo

  • Introdução Expositiva. A introdução expositiva é aquela que precede o texto dissertativo-expositivo. ...
  • Introdução Descritiva. ...
  • Introdução que aborda a problemática. ...
  • Introdução com retórica. ...
  • Introdução com contextualização histórica. ...
  • Introdução com citação.

É fundamental que o texto seja dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas.

A definição mais simples é que a Introdução deve apresentar o tema, de forma geral, do conteúdo do TCC e introduzir o leitor ao assunto principal da pesquisa, trazendo seus objetivos e metodologia.

Além disso, esse tipo de texto é reconhecido por ter uma estrutura bastante rígida, dividida em três partes fundamentais: introdução, argumentação e conclusão, conforme se explica a seguir.

Primeiro o índice, porque no índice você coloca o que vai ter no conteúdo. Já a introdução você fala do assunto desejado.

A tese, como já foi citado anteriormente, é a ideia principal que será defendida pelo autor. Dessa forma, ela deve aparecer na introdução, ou seja, logo no início do texto, geralmente no final do primeiro parágrafo.

Uma boa introdução deve conversar diretamente com o título e com o desenvolvimento do seu texto – embora não pertençam a um mesmo bloco de informações. Introduções e desenvolvimento são camadas do texto. Não trate um como se fosse continuação do outro, afinal, cada parte do texto tem sua função muito bem determinada.

A introdução é o que motiva ou desmotiva o leitor a prosseguir com a leitura. Algumas características de uma boa introdução são: demonstrar valor e autoridade, gerar curiosidade e fazer uma promessa.