Quais as principais fontes de conflito?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Saiba quais as principais fontes de conflito no trabalho e como resolvê-las:

  • Escassez de Recursos. ...
  • Má distribuição de Tarefas. ...
  • Má comunicação. ...
  • Diferentes formas de trabalhar. ...
  • Valores contraditórios.

Vecchio (2008) complementa que as principais fontes de conflitos são a comunicação falha, com informações incorretas ou distorcidas, os fatores estruturais, referindo-se ao tamanho da organização, a participação e o poder hierárquico e as formas de remuneração, além do comportamento dos indivíduos, que têm valores e ...

Fatores causadores de conflitos nas organizações
De forma geral, quando acontecem em uma empresa eles costumam ser gerados por problemas pessoais ou profissionais, divergências de opiniões ou obstáculos, que abalam de maneira direta ou indireta o trabalho de determinado time ou colaborador.

Os conflitos podem ser divididos em quatro pilares:

  • Intrapessoais: problemas relacionados com um único indivíduo;
  • Interpessoais: ocorrem com duas ou mais pessoas;
  • Intragrupais: dentro de um mesmo grupo, setor ou equipe;
  • Intergrupais: ocorrem em departamentos ou equipes distintas.

Pode ser resultado de diferenças nos estilos ou de uma falha de comunicação. Por exemplo, você transfere a tarefa que um liderado está executando para outro colaborador, mas não comunica essa transferência para quem há executava.

As 8 causas de conflitos no trabalho que também ocorrem na sua empresa

  • Recursos. Conflitos de recursos aparecem quando dois ou mais trabalhadores precisam de usar as mesmas ferramentas para realizar as suas tarefas. ...
  • Estilos. ...
  • Perceções. ...
  • Metas. ...
  • Pressões. ...
  • Funções. ...
  • Valores pessoais. ...
  • Políticas imprevisíveis.

4.4 Níveis de conflito
Os conflitos podem ser intrapessoal (conflito interno), interpessoal (conflito entre pessoas), intragrupal (conflito dentro do grupo) ou intergrupal (conflito entre grupos).

Cada um pode ser bastante apropriado, de acordo com as circunstâncias, do assunto a ser resolvido e das pessoas envolvidas.

  1. Competição. É uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o poder. ...
  2. Acomodação. ...
  3. Afastamento. ...
  4. Acordo. ...
  5. Colaboração.

De forma geral, os conflitos em uma empresa costumam ser gerados por desavenças pessoais ou profissionais, divergências de opiniões ou empecilhos que afetem direta ou indiretamente o trabalho de determinado time ou colaborador.

O conflito ocorre sempre que partes interdependentes percebem os objetivos como incompatíveis. Crenças e valores diferentes podem gerar o desconhecimento das necessidades do outro. Esse comportamento passa a desfavorecer habilidades para trabalhar em equipe e afetar assim o ambiente de trabalho, o qual se torna tenso.

A seguir listamos alguns dos principais tipos de conflitos entre pessoas ou grupos.

  • Conflito latente. Tratam-se de conflitos não declarados. ...
  • Conflito percebido. O conflito percebido é aquele em que os envolvidos já têm consciência e uma maior clareza de sua existência. ...
  • Conflito sentido. ...
  • Conflito manifesto.

Os quatro níveis de conflito são:

  1. Intrapessoal;
  2. Interpessoal;
  3. Intragrupo;
  4. Intergrupo.

Em 2020 os conflitos agrários foram 25% mais numerosos que no primeiro ano do governo Bolsonaro e 57,6% comparado a 2018. De 2019 para cá tiveram destaque as invasões, com 121.267 famílias envolvidas; a grilagem de terra, com 41.283 ações; e os desmatamentos ilegais, que se avolumaram, com 25.654.