Quais os 4 tipos de romances românticos no Brasil?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 5 votos

A prosa romântica, formatado em texto corrido (e não em versos), é dividida em quatro tipos de romance: o regionalista, o indianista, o urbano e o histórico.

A poesia romântica brasileira é dividida em três gerações: indianista, enaltecedora do heroísmo indígena; ultrarromântica, centrada nas temáticas do amor e morte; e condoreira, de cunho social.

O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.

Os tipos de romance são:

  • monofônico,
  • polifônico,
  • fechado,
  • aberto,
  • linear ou progressivo,
  • vertical ou analítico,
  • psicológico.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque.

O Romance Romântico busca responder às exigências do público leitor mediano do fim do século XVIII e início do século XIX. Sofre as influências dos costumes urbanos e das amenidades das zonas rurais, retoma o mito do cavaleiro medieval, que agora é o herói local.

Suspiros Poéticos e Saudades

O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

O romantismo no Brasil se caracterizou, num primeiro momento, pela busca da identidade nacional e resgate das tradições e valores da cultura popular e do folclore. Temas como o índio, a exaltação da natureza, os regionalismos e a realidade social do país são muito explorados pelos autores românticos.

Gonçalves de Magalhães

O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.

Romântico é aquilo que se refere ao Romantismo como movimento literário. Ex.: Castro Alves foi um poeta romântico. Fora do campo literário, o termo romance ganhou o significado de “caso de amor”, uma situação que envolve pessoas apaixonadas.

Presença de personagens, que podem ser planas ou complexas, protagonistas, antagonistas, em número variável, mas que se relacionam a partir da trama principal. Gênero em constante mutação: o romance não é uma forma acabada, mas está continuamente se transformando, assim como a humanidade.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.