O que é o desenvolvimento motor?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.

De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun (2005), o desenvolvimento motor está dividido em quatro fases: Motora reflexiva; Motora rudimentar; Motora fundamental; Motora especializada. Figura 1.

desenvolvimento motor do indivíduo. Ex: para caminhar: Primeiro – controlar a cabeça ● Segundo –Manter o tronco na posição vertical ● Terceiro –Ficar em pé sozinho. padrão fundamental de movimento ou habilidade básica a se desenvolver.

O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois e com isso que as criançassão capazesde controlar seu próprio corpo. O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente.

O desenvolvimento motor pode ser compreendido como um processo sequencial de mudanças no comportamento motor ao logo de toda vida, sendo afetado por diferentes interações entre o indivíduo, o ambiente e a tarefa (HAYWOOD; GETCHELL, 2016).

A psicomotricidade é uma ciência que se concentra no desenvolvimento motor da criança, considerando os aspectos emocionais e cognitivos. O desenvolvimento psicomotor da criança passa por etapas, sendo que é importante estimular cada uma delas, já que são essenciais para a sua formação.

Dentre as fases do desenvolvimento infantil, as habilidades motoras fundamentais são consideradas a maior e mais importante delas. Esta fase é considerada uma fase crítica e sensível, pois pode acarretar mudanças que determinarão o futuro motor do indivíduo.

Em relação aos fatores que influenciam o processo de desenvolvimento, estão os intrínsecos – sexo, composição corporal e doenças e os extrínsecos são nível socioeconômico, influências culturais, ambientais e biológicas, nível de atividade física, nutrição, diferenças étnicas, e de clima e localização geográfica (CAMPOS ...

Você pode estimular seu filho a ficar de bruços, colocando-o sobre tapetes de atividades e a erguer a cabeça, agitando um brinquedinho na frente do rosto dele, por exemplo. Andadores em que a criança precisa se apoiar para manter-se ereta podem estimulá-la a ficar em pé e a dar os primeiros passos.

Compreendendo o desenvolvimento motor

  • Capacidade funcional – capacidade que temos de existir, mover, trabalhar, etc;
  • Idade – com o avançar da idade ocorre o desenvolvimento;
  • Mudança sequencial – significa que um passo leva a outro passo de maneira reversível e ordenada, resultado de interações físicas e ambientais.

De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun (2005), o desenvolvimento motor está dividido em quatro fases: Motora reflexiva; Motora rudimentar; Motora fundamental; e Motora especializada.

Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. Elas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.

Refere-se aos atos de pegar, gatinhar, andar, correr, saltar, girar, rolar, são esses movimentos que constatamos na fase da educação infantil.

7 habilidades motoras necessárias para melhorar o desempenho acadêmico

  • 1 – Coordenação olho-mão. ...
  • 2 – Coordenação Bilateral. ...
  • 3 – Músculo do Núcleo. ...
  • 4 – Equilíbrio e Coordenação. ...
  • 5- Cruzando a linha média. ...
  • 6 – Atividades De Trás para a Frente. ...
  • 7- Padronização.

O desempenho motor, por sua vez, está relacionado aos aspectos físicos, à capacidade de realizar tarefas e suas aptidões físicas que favorecem o movimento. Estas podem ser: amplitude de movimento, força muscular, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.