Qual a fase mais importante do desenvolvimento motor?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Dentre as fases do desenvolvimento infantil, as habilidades motoras fundamentais são consideradas a maior e mais importante delas. Esta fase é considerada uma fase crítica e sensível, pois pode acarretar mudanças que determinarão o futuro motor do indivíduo.

A primeira infância, que abrange a idade entre zero a cinco anos, é a fase onde a criança se encontra mais receptiva aos estímulos vindo do ambiente e o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre muito rapidamente.

Estágio de utilização permanente: começa por volta dos 14 anos de idade e continua por toda a vida adulta. É o auge do processo de desenvolvimento motor e é caracterizado pelo uso do repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo por toda a vida.

De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun (2005), o desenvolvimento motor está dividido em quatro fases: Motora reflexiva; Motora rudimentar; Motora fundamental; e Motora especializada.

A fase fundamental envolve a criança que se encontra no período entre 4 e 7 anos de idade, onde é desenvolvida a coordenação motora, o controle motor e habilidades de cada fase da criança. Tendo assim uma base para seu desenvolvimento nas outras fases durante os processos de ensino e aprendizagem ao longo da vida.

Dos mais simples para os mais complexos a hierarquia é: reflexos, rudimentares, fundamentais (HMF) e especializados. Os dois primeiros são “naturais” e executados por qualquer bebê e criança.

O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois e com isso que as criançassão capazesde controlar seu próprio corpo. O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente.

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL:
Explora ativamente o ambiente; – Anda sozinho sem apoio; – Arrasta-se para subir degraus.

É nele que se observa o rápido desenvolvimento de habilidades motoras que vão ser utilizadas durante toda a vida. Para Gallahue e Ozmun (2005), na aquisição dessas habilidades, o indivíduo passaria por três estágios distintos: 1) estágio inicial; 2) estágio elementar; 3) estágio maduro.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

É nesta idade que ela aprende a andar, fala suas primeiras palavras e começa a ter um senso de independência. Também começa a ter um melhor controle dos seus movimentos e a se expressar de forma mais clara. Nesta idade, é importante que as crianças recebam muito mais estímulos para o seu desenvolvimento.