Quais são as principais teorias do desenvolvimento?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Essas teorias ou modelos são (1) a teoria biológica do desenvolvimento; (2) a teoria cognitiva do desenvolvimento; (3) a teoria emocional do desenvolvimento e (4) a teoria social do desenvolvimento.

Podemos dividi-las em: 1) Teorias psicanalíticas, discutidas por Sigmund Freud e Erik Erikson; 2) Perspectiva da Aprendizagem que se subdivide em condicionamento clássico, condicionamento operante e teoria da aprendizagem social; 3) A perspectiva Cognitiva de Piaget e Vygotsky.

Teorias contemporâneas do desenvolvimento aceitam que as mudanças são mais marcadas em períodos de transição rápida, mas mudanças ocorrem ao longo de toda a vida do indivíduo, não só nestes períodos. Portanto, é preciso se ampliar o escopo do entendimento do que é o estudo do desenvolvimento humano.”

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

e do Desenvolvimento. Nesse sentido, apresenta inicialmente um breve histórico da Psicologia e noções sobre três importantes abordagens psicológicas: Psicanálise, Behaviorismo e Psicologia Humanista.

As Teorias do Desenvolvimento, ainda que expressem diferentes aspectos, surgem a partir da ideia de que os desenvolvimentos intelectual, físico-motor, social e afetivo-emocional não se separam. Os estudos sobre o desenvolvimento do homem voltam seus esforços em uma compreensão dele em diferentes visões.

Aprendizagem infantil. 3. Pedagogia. Teoria sociocultural (da aprendizagem social, construtivista); • Teoria do comportamento(Behaviorismo); • Teoria cognitivista; • Teoria humanista.

Papalia e Feldman (2013) apontam três principais domínios do desenvolvimento humano: o físico, o cognitivo e o psicossocial.

O teórico Lev Vygotsky prezava pela teoria histórico-cultural, pela forma com que o ser humano conhece o mundo, ressaltando os processos mentais superiores, considerando-se a percepção, a resolução de problemas, a tomada de decisões, o processamento de informação e a compreensão.

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo – Piaget
Jean Piaget buscou compreender a gênese do conhecimento e postula que o desenvolvimento consiste no avanço de formas inferiores do desenvolvimento, para forma mais complexas.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.

Ressalvando-se essa peculiaridade, as mais conhecidas, além da mencionada, são: pedagogia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, pedagogia sócio-histórica, pedagogia histórico-social, pedagogia histórico-cultural.