Quantos gêneros existem ao todo?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...

Andrógino (andrógine): identidade caracterizada pela mistura dos gêneros masculino e feminino. Gênero fluido: identidade caracterizada pela mudança periódica de gênero. Mulher não binária (não binárie): identidade da pessoa não binária que, por alguma razão, pode se aproximar do gênero feminino.

LGBTQIS: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis / Transgêneros, Queers, Intersexuais e Simpatizantes / Solidários. LGBTTTQQIAA: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros, Two Spirit (Dois Espíritos, usada por nativos de origem norte-americana), Queer, Questionando, Intersexo, Assexual e Aliado.

A Biologia já tem definido o que é gênero e sexo. O modismo de confundir as duas coisas só está criando confusão na cabeça das pessoas. Quem fez o segundo grau sabe que gênero, quando se trata de Ser Humano, é a classificação "Homo" na espécie "Homo Sapiens". Sexo, vem bem depois disso, que é masculino ou feminino.

Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

A Comissão de Direitos Humanos de Nova York (EUA) decidiu oficializar a multiplicidade das identidades de gênero, e passou a reconhecer 31 diferentes tipos de gêneros.

Pessoas xenogênero podem ter gênero relacionado a plantas, alienígenas ou animais, por exemplo. Essas identidades são vistas externamente como incomuns na sociedade em geral, já que muitas delas são casualmente associadas a coisas não humanas ou extra-humanas, embora não necessariamente ligadas a otherkin.

Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa. É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

Assim, os não binários podem se reconhecer nos gêneros femino e masculino ao mesmo tempo, mas também não se identificar com nenhum desses dois rótulos, ou então se sentir às vezes como homens e outras vezes como mulheres.

Gênero-fofo: Alguém cujo gênero é baseado em fofura, ou alguém cujo gênero é caracterizado por algo que a pessoa gênero-fofo acredita que se encaixa na definição de fofura.

Não há uma idade específica em que se espera que todas as pessoas se deem conta de sua orientação ou identidade sexuais. Há algumas pessoas com sexualidade fluida e que podem descobrir no futuro uma orientação diferente.

Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! Com isso, LGBTQIA+ se tornou um acrônimo para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer, com um sinal “+” para reconhecer as orientações sexuais ilimitadas e identidades de gênero usadas pelos membros dessa comunidade.

A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.