Qual é a importância do desenvolvimento infantil?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 16 votos

A Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.

Uma primeira infância com cuidados, amor, estímulo e interação pavimenta o caminho para que a criança aproveite todo seu potencial. Nasce um adulto mais saudável e equilibrado. E floresce uma sociedade com os mesmos valores.

O principal objetivo é potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a três anos. É na educação infantil que os alunos em idade pré-escolar entre quatro a seis anos de idade aprendem a trabalhar a autonomia para interagir, questionar, comunicar-se, resolver problemas e refletir.

O desenvolvimento infantil refere-se ao próprio desenvolvimento da criança, em seus aspectos motores, sociais, cognitivos e emocionais. Para entender melhor como isso se aplica a cada faixa etária, existe o conceito de fases do desenvolvimento infantil.

A infância é considerada uma fase crucial de desenvolvimento do indivíduo, tanto na estruturação da área física quanto da psíquica e cognitiva. Por isso, tudo o que for vivenciado, experimentado e estimulado nesse momento proporcionará efeitos na vida adulta da pessoa.

Embora cada criança tenha seu próprio ritmo de aprendizado e de crescimento, quando falamos em desenvolvimento infantil também é importante considerar os chamados marcos do desenvolvimento. São as mudanças físicas, psicológicas, sociais e emocionais que são esperadas e costumam marcar cada etapa da vida dos pequenos.

Como acontece o desenvolvimento infantil?

  • Fase 1: sensório-motor. Essa fase acontece de 0 até os 2 anos. ...
  • Fase 2: pré-operatório. Essa fase vai dos 2 aos 7 anos. ...
  • Fase 3: operatório concreto. ...
  • Fase 4: operatório formal.

Teorias Comportamentais do Desenvolvimento Infantil

  • Teoria de Piaget do Desenvolvimento Cognitivo.
  • Teoria do Apego de Bowlby.
  • Teoria do Aprendizado Social de Bandura.
  • Teoria Sociocultural de Vygotsky.
  • Uma palavra de Verywell.

Acabar com a pobreza, proteger o meio-ambiente e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Essas são algumas das metas desafiadoras propostas pela Organização das Nações Unidas para o mundo, nos próximos nove anos.

A BNCC à educação infantil também cita a importância de as crianças participarem ativamente do planejamento das atividades escolares propostas pelo educador, como, por exemplo, a escolha das brincadeiras e dos materiais. Isso proporciona mais autonomia e permite um posicionamento do estudante.

  • Facilite o aprendizado. A criança só conseguirá aprender se ela tiver caminhos que permitam que ela chegue até esse objetivo. ...
  • Trabalhe a cognição. ...
  • Exercite a capacidade motora. ...
  • Estimule habilidades. ...
  • Apresente a robótica e programação. ...
  • Ofereça os brinquedos certos. ...
  • Proporcione o contato com a natureza.

Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção.