Qual o diminutivo de clichê?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

clichezitos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Clichês | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1 lugar-comum, chavão, bordão, estereótipo, estribilho, trivialidade, vulgaridade, banalidade, tópico. Exemplo: Não gostei do discurso do diretor. Estava cheio de clichês!

O que é Clichê:
Clichê é uma ideia já muito batida, uma fórmula muito repetida de falar ou escrever, um chavão. Os clichês são compreendidos como frases ou ideias prontas e podem retirar a credibilidade daquilo que está sendo dito.

Ideia repetida e repleta de estereótipos: frases românticas e buquê de flores podem ser considerados um grande clichê.

Afinal, como evitar o uso de clichês? Conhecer e eliminar recursos como os chavões, frases prontas e expressões estão entre as principais alternativas para resolver esse problema. Identificar os clichês, as frases prontas e as expressões ajuda bastante na hora de eliminar o senso comum.

No mercado, você encontra diferentes tipos de clichês, entre eles o clichê nylon print, o clichê flex e o clichê bloco. As principais diferenças entre os tipos de clichê têm relação com suas respectivas durabilidades (quantidade de impressões que oferecem) e a qualidade da impressão.

Segundo clichê , Jorn : parte da tiragem de um mesmo número de um jornal reservada para notícias de última hora.

que muitas vezes. faz todo sentido e deixa a história muito. muito legal e aí vocês gostam de clichê invertido. já tinham ouvido falar desse termo me conta.

O clichê é o responsável por passar o desenho para o produto. Caso um clichê seja danificado ou usado de forma inadequada, pode prejudicar a impressão, ou mesmo inviabilizar todo o processo.

Os clichês são coisas óbvias ou estereótipos que, devido à repetição, perdem sua capacidade de causar impacto ou surpresa. Podem ser uma expressão oral, mas também outro tipo de discurso: uma cena de filme, uma fotografia etc. Um exemplo de clichê é a perda de memória do protagonista de uma telenovela.

É algo que se repete com tanta frequência que já se tornou previsível dentro do contexto em que está inserido.