Qual foi o primeiro romance romântico bem aceito pelo público?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Desse modo, em 1836, o Romantismo foi inaugurado no Brasil com a obra Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

Suspiros Poéticos e Saudades

Ouça o texto abaixo em aúdio! O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

Pode-se dizer que o Romance deriva da época do Romantismo, quando o folhetim e o romance eram considerados sinônimos. A partir do século XVIII ele passou a ser considerado um gênero literário. Originalmente o Romance surgiu com os romances de cavalarias, que é considerado uma das mais ricas manifestações literárias.

O marco inicial do movimento ocorreu em 1774, com a publicação do romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe. O romantismo foi o primeiro a romper com os valores literários clássicos, ligados aos séculos 15 e 16 e que ressaltavam a cultura greco-romana e a mitologia pagã.

As mulheres eram o público-alvo dos romances românticos, como demonstra a obra, de Almeida Júnior (1850-1899). O Romantismo é um estilo de época do século XIX. Ele surgiu no contexto histórico da Revolução Francesa, iniciada em 1789.

O Romantismo no Brasil teve início em 1836, com a publicação do livro Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

Escrito em princípios do século XI, Genji Monogatari é considerado para muitos como o primeiro romance da história. Embora não haja provas concretas, acredita-se que o autor do mesmo seja uma mulher: Murasaki Shikibu, a qual fazia parte da corte da imperatriz na época e tinha vasto conhecimento.

Murasaki Shikibu, a mulher que escreveu o primeiro romance do mundo | Domestika.

Dom Quixote de la Mancha

Dom Quixote de la Mancha (séculos XVI-XVII) é considerado o primeiro romance moderno. Quanto à forma, não se trata mais da narrativa medieval, quanto ao conteúdo, vemos um conflito entre duas épocas que se sucedem, a feudal e a burguesa.

O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.