Quais as manifestações iniciais de um ataque isquêmico transitório?

Perguntado por: vribeiro2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Alteração da fala ou de sua compreensão. Dormência ou formigamento de um lado do corpo. Perda súbita da vista de um olho. Alteração aguda da consciência ou confusão mental.

Sintomas de isquemia cerebral transitória

  • perda repentina da força muscular e/ou da visão de um dos lados do corpo;
  • dormência ou formigamento na face, no braço ou na perna de um dos lados do corpo;
  • dificuldade de comunicação oral (fala arrastada) e de compreensão;
  • tonturas.

Quais são os sintomas de um AIT?

  1. Sensação de fraqueza ou dormência em um lado da face ou do corpo.
  2. Dificuldade para falar.
  3. Dificuldade de entender o que as pessoas dizem.
  4. Confusão.
  5. Perda da coordenação.
  6. Pontos cegos na visão.

Este coágulo pode ser decorrente de alguns motivos: danos arteriais decorrentes de colesterol alto (aterosclerose), pressão arterial elevada, e a formação de coágulos no coração, decorrentes de infarto recente ou anomalias cardíacas, que viajam através da corrente sanguínea para o cérebro.

Diferente do Acidente Vascular Cerebral (AVC), o ataque isquêmico transitório apresenta sintomas e a recuperação completa dura menos de 1 hora, sem deixar lesões permanentes.

Um ataque isquêmico transitório (AIT) consiste numa alteração da função cerebral que, normalmente, dura menos de uma hora e é causada por um bloqueio temporário do fornecimento de sangue ao cérebro.

Ela se dá quando o fluxo de sangue que deveria ir para o coração é reduzido e, consequentemente, o oxigênio não chega no órgão em quantidade suficiente. A isquemia é um fenômeno que pode acontecer em qualquer parte do corpo.

A cintilografia miocárdica é o atual método usado para diagnosticar pessoas com a isquemia silenciosa, visto que o exame pode detectar essa condição. A cintilografia é feita quando o médico precisa avaliar o fluxo sanguíneo no coração.

Quanto tempo antes do AVC aparecem os sintomas? A verdade é que não há tempo a perder diante de uma suspeita de Acidente Vascular Cerebral. Isso porque os sintomas surgem de forma repentina, indicando que uma ou mais áreas do cérebro já estão em sofrimento.

Assimetria facial. Dificuldade na fala. Movimentação da língua. Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame.

Eletrocardiograma; Exames laboratoriais: hemograma, glicemia de jejum, creatinina, ureia, sódio, potássio, colesterol total, HDL, triglicerídeos.

Alguns passos podem ser seguidos para prevenir esse mal. Controlando a pressão arterial, o diabetes e o aumento do colesterol no sangue. Também praticando atividades físicas, evitando a obesidade e, quem apresenta doença cardíaca, realizando o tratamento indicado por um médico. O que é isquemia cerebral?

A resposta é sim.