Quais as consequências de respirar pela boca?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

alterações no posicionamento da língua; dificuldade de deglutição; flacidez da musculatura facial; infecções das vias aéreas (faringite, amigdalites, pneumonia);

Quem respira muito pela boca não tem filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado, o que pode gerar repercussões pulmonares negativas, além de contribuir para a entrada facilitada de agentes contagiosos. A laringe e a traquéia também sofrem o risco de serem comprometidas.

Respirar pela boca: tratamento
Ainda segundo o especialista, o tratamento tem como objetivo restabelecer a anatomia respiratória para que o paciente consiga usar o nariz corretamente para a respiração. “Dependendo do grau de obstrução nasal, a cirurgia é o tratamento mais indicado”, afirma o Dr. Arnaldo.

Independentemente da idade, dormir de boca aberta é comum, o que não significa que seja bom para a saúde. Pelo contrário. Esse hábito pode contribuir para o surgimento de diversos problemas, assim como pode ser indício de outros, como a apneia do sono.

  1. 6 dicas para respirar melhor pelo nariz: Primeiro, vamos fazer um teste rápido! ...
  2. Jante cedo. Tente não se alimentar tarde. ...
  3. Não beba álcool antes de dormjir. Evite bebidas alcóolicas logo antes de dormir.
  4. Evite as alergias. ...
  5. Pratique exercícios aeróbicos. ...
  6. Relaxe e alongue os músculos durante o dia.

Alergias: As alergias são uma das principais causas da congestão nasal noturna. O contato com alérgenos comuns, como pólen, pêlos de animais e ácaros, pode irritar a mucosa nasal e causar congestão. Sinusite: A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que pode causar congestão nasal, dor de cabeça e dor facial.

Algumas pessoas se acostumam a estar sempre com o nariz entupido e têm o ato de respirar pela boca um hábito. Se é o seu caso, cuidado! Pode ser um hábito bem perigoso!

Manter a boca aberta para respirar resulta em falta de vedação labial e contato entre os dentes superiores e inferiores. Essa postura acarreta problemas na formação dos músculos do lábio superior ou deformidades maxilares, podendo afetar os dentes, o processo de mastigação e a estética facial.

Saiba que este hábito pode ser ruim para sua saúde: a boca não é dotada da mesma proteção do nariz contra a entrada de vírus, bactérias e outros microrganismos, o que acaba facilitando o desenvolvimento de infecções. Outro problema que a respiração pela boca causa é o aumento de gases intestinais.

Encher os pulmões, não apenas o tórax, mas também o abdômen, pois nas bases pulmonares têm muito mais alvéolos e capilares sanguíneos que irão aumentar a troca gasosa”, pondera o fisioterapeuta. “Para finalizar com a respiração, podemos fazer expiração pela boca.

A melhor maneira de se respirar é sim pelo nariz. A respiração nasal umidifica e aquece o ar, além disso, o nariz funciona como um filtro, pois purifica o ar e dificulta que impurezas entrem no organismo. Para manter uma vida equilibrada e saudável é importante respirar pelo nariz.

Há técnicas de respiração podem ajudar a aliviar a falta de ar. Essas técnicas incluem a respiração diafragmática, em que a respiração é feita com o auxílio do músculo diafragma, e a respiração labial, em que os lábios são usados para controlar o fluxo de ar durante a respiração.

A alternância entre as fossas nasais não é necessariamente patológica. Se a pessoa respira sempre por um lado só, ela precisa passar por uma consulta com um otorrino particular.

Quais medicamentos podem ser usados?

  • Benegripe;
  • Neosoro;
  • Decongex;
  • Sorine;
  • Cimegripe.