Quais as características da acessibilidade digital?

Perguntado por: spaz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A acessibilidade digital consiste no uso de soluções para tornar o conteúdo da web acessível a todos, eliminando barreiras para a navegação online. O objetivo é permitir que qualquer pessoa, independente de suas habilidades ou capacidades, consiga aproveitar os materiais disponíveis na internet.

A inclusão digital demanda dois elementos básicos: o acesso aos serviços de internet de qualidade e dispositivos para acessar essa rede. O primeiro deve ser providenciado pelos órgãos do governo e a iniciativa privada, que também fornece os dispositivos no mercado.

Alguns exemplos de tecnologias assistivas são: Cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida; Piso tátil para as pessoas cegas ou com baixa visão; Leitores de tela para as pessoas cegas ou com baixa visão.

Operável: A Interface e a navegação devem ser operáveis para todos os usuários; Compreensível: A informação deve ser apresentada de forma simples e compreensível; Robusto: O conteúdo deve ser robusto de uma forma que possa maximizar sua compatibilidade com diferentes tipos de pessoas e tecnologias assistivas.

O objetivo da inclusão digital consiste, por exemplo, em conseguir que as pessoas mais idosas ou aquelas com menor poder aquisitivo ou deficiências motoras, intelectuais ou audiovisuais não fiquem fora de um mundo que oferece possibilidades infinitas.

Para que a inclusão digital aconteça, três requisitos precisam ser contemplados: É preciso um dispositivo (celular, computador ou tablet), acesso a internet e o conhecimento sobre o uso dessas ferramentas.

Como criar conteúdos acessíveis? 5 dicas para usar na sua empresa

  1. Entenda o que são tecnologias assistivas. ...
  2. Crie conteúdo multiplataforma e multissensorial. ...
  3. Use legendas nos seus vídeos. ...
  4. Inclua descrições das imagens. ...
  5. Estruture os textos de maneira acessível.

Tornar sites, aplicativos, textos, plataformas, redes sociais, blogs e outras ferramentas mais acessíveis rompe barreiras e democratiza o acesso aos ambientes digitais, garantindo que todos os usuários tenham acesso às mesmas informações.

Princípios - No topo estão quatro princípios que constituem a base da acessibilidade na Web: perceptível, operável, compreensível e robusto.

As Diretrizes para acessibilidade do conteúdo da Web definem três níveis de conformidade: A, AA e AAA. Nível de conformidade A: representa alguns critérios mais simples que correspondem às barreiras mais significativas de acessibilidade.

A falta de conhecimento da lei de inclusão, ausência de fiscalização das normas e da penalização dificultam a introdução da acessibilidade digital no meio web. Mesmo que o ambiente virtual seja algo rotineiro na vida de qualquer pessoa no país.

O menu de acessibilidade é um recurso grande, exibido na tela para realizar ações no seu dispositivo Android. Você pode controlar gestos, botões físicos, a navegação e muito mais.