Qual a diferença entre ABA e análise do comportamento?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada. A Análise do Comportamento em si é uma linha teórica da psicologia, assim como a Psicanálise, Psicologia Cognitiva ou Psicodrama.

A análise do comportamento aplicada, conhecida como ABA (em inglês: Applied Behavior Analysis), é uma abordagem que envolve a avaliação, o planejamento e a orientação – por parte de um profissional analista – do comportamento capacitado.

Um analista do comportamento é um profissional preparado para atuar a partir de intervenções baseadas na Análise do Comportamento que podem ser aplicadas a contextos diversos. Como, por exemplo, a educação, os esportes, a tecnologia, o lazer, as organizações e empresas.

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a terapia ABA poderá ser conduzida por qualquer profissional da área da saúde ou da educação, com profissão regulamentada pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal, desde que graduado ou pós-graduado em Análise do Comportamento Aplicada.

A análise do comportamento é uma linguagem da psicologia que tem como seu objeto o estudo de interações comportamento-ambiente.

Avaliação comportamental é um tipo de investigação realizada para identificar padrões de comportamento de uma pessoa. Essa expressão tem um sentido bastante amplo, podendo se referir a qualquer forma de avaliação, com ferramentas e até propósitos variados.

354 vagas de emprego disponíveis hoje (1 de Outubro de 2023) para Aba R$20 000 | Indeed.com.

Esta profissão também não está regulamentada no Brasil, mas nos EUA ele possui normalmente o título de Register Behavior Technician – RBT, que exige o equivalente ao Ensino Médio no Brasil e um curso de 40h, em que são ensinadas as bases para aplicar uma programação feita pelo Analista do Comportamento.

Um Terapeuta ABA especializado pode ganhar até 2 mil reais por paciente. Análise do comportamento aplicado, mais conhecida como Terapia ABA, tem tomado grande proporção nos últimos anos.

A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras). Concluindo, a terapia ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente.

O Analista do Comportamento, também chamado de Terapeuta ABA, é um profissional que atua de forma a aplicar os conceitos da ABA para estudar, compreender e explicar o comportamento humano sob variados aspectos. Esse profissional pode atuar em qualquer tipo de contexto.

Quem pode aplicar a terapia ABA?

  • Psicólogos.
  • Fonoaudiólogos.
  • Terapeuta ocupacional.
  • Pedagogos.
  • Fisioterapeuta.
  • Educador físico.

Análise do comportamento: behaviorismo radical, análise experimental do comportamento e análise aplicada do comportamento.