Quais os sintomas de uma criança com autismo leve?

Perguntado por: oboaventura2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

De forma geral, algumas das características do autismo que podem ajudar no seu diagnóstico são:

  • Relacionamento interpessoal afetado.
  • Riso inapropriado.
  • Não olhar nos olhos.
  • Frieza emocional.
  • Poucas demonstrações de dor.
  • Gostar de brincar sempre com o mesmo brinquedo ou objeto.

Problemas na comunicação: um dos sinais que pode indicar que a criança tem autismo é ter problemas em se comunicar com outras pessoas, como não conseguir falar corretamente, dar uso indevido às palavras ou não saber se expressar utilizando palavras.

Comportamentos restritos e repetitivos
Pessoas com autismo nível 1, assim como as que têm outros graus de autismo, gostam de determinados assuntos e costumam se aprofundar neles focando muitas vezes só nisso. Esse interesse restrito é chamado de hiperfoco, e pode ocorrer também com certos objetos.

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.

Eletroencefalograma detecta autismo? O EEG oferece dados complementares, mas o diagnóstico do autismo é clínico. Entretanto, a contribuição do exame pode aumentar em breve, a partir da identificação de marcadores sutis, graças ao uso de um algoritmo específico.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo, elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.

Não consegue demonstrar as emoções através de gestos e expressões faciais. A criança é vista como “independente”. A criança busca isolar-se dos demais. Apresenta dificuldade durante festas e em ambientes com ruídos.

Portadores de TDAH apresentam dificuldade de manter a atenção, inclusive em aulas e conversas, por causa da falta de foco, enquanto para os autistas o obstáculo está em não saber como interagir. Enquanto algumas diferenças são facilmente perceptíveis, a hiperatividade do TDAH é similar à inquietação dos autistas.

Quando se trata de crianças, um dos sinais mais comuns de autismo é a ausência da fala, ao menos nos primeiros anos de vida. Meu filho mesmo começou a falar aos 4 anos de idade. E o momento das primeiras palavras é sempre marcante para os pais.

Essas crises nervosas são acompanhadas de sintomas, como gritos, choros, enjoos, tremores, mal-estar ou comportamento autoagressivo. Muito diferente de uma birra, que é uma estratégia para conseguir algo que deseja.