Quais alimentos prejudicam o ganho de massa muscular?

Perguntado por: emarinho6 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Além disso, diminuem os níveis de testosterona no organismo. Por isso, podemos dizer que o consumo de bebidas alcoólicas exerce um efeito negativo para a hipertrofia e os processos relacionados à manutenção e ao crescimento muscular são prejudicados", explica a nutricionista.

Além disso, caso se deseje perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, deve-se evitar o consumo de açúcar, farinhas brancas e produtos industrializados, devendo dar prioridade ao consumo de frutas e vegetais frescos, assim como de cereais integrais.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

Por isso, deve evitar comer alimentos com alta concentração de açúcar, como doces industrializados, chocolate, balas, biscoitos, bolos, tortas, algumas barras de cereal, entre outros. A carne vermelha é um bom alimento para se consumir no pré-treino, porque fornece bastante energia devido à abundância de proteína.

A seguir, conheça 8 alimentos que ajudam a aumentar a massa muscular:

  1. Amêndoas. São uma ótima opção de lanche saudável para ajudar no ganho de massa muscular. ...
  2. Iogurte grego. Contém cerca de duas vezes mais proteínas do que o iogurte comum. ...
  3. Feijões e leguminosas. ...
  4. Peixes. ...
  5. Ovos. ...
  6. Frango. ...
  7. Queijo cottage. ...
  8. Aveia.

Quando um anti-inflamatório é ingerido, o processo de hipertrofia se interrompe porque esses medicamentos atuam na inibição de enzimas que são necessárias ao crescimento do músculo em resposta ao exercício intenso.

"Ganho de massa muscular acontece por meio do combo exercício + alimentação adequada e balanceada. O ideal é seguir a prática de exercício regular e musculação (sempre com orientação de um profissional educador físico) e uma alimentação adequada com um nutricionista”.

Proteínas leves
Ao chegar do treino noturno, aposte em proteínas leves como o iogurte com granola. O seu consumo pode ser feito à noite, pois é fácil de ser digerido e ajuda, do mesmo modo, no ganho de massa muscular, já que o alimento é fonte de aminoácidos.

Sendo fonte da energia para render mais, os carboidratos ajudam a manter a disposição e retardar a chegada do cansaço. Pães, torradas, biscoitos, arroz, macarrão e batata são ótimas opções para consumir antes de praticar alguma atividade física.

Banana melhora a contração muscular e treinar melhor.
Além de ser uma fonte de carboidrato de alta qualidade nutricional, ela ainda é rica em potássio — nutriente que facilita a contração muscular.

Para os praticantes de atividade física, a dupla é uma ótima fonte de proteína magra. De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado Franzini de Alcântara, o arroz e o feijão se completam em sabor, em fonte de energia para o corpo e oferecem nutrientes importantes ao organismo.

Com os exercícios, os músculos ficam lesionados e as proteínas neles presentes se degradam, o que traz um processo inflamatório. O ganho de massa muscular acontece com a reposição dessas proteínas degradadas, aliada a uma alimentação para repô-las.

Outro motivo de “resistência” que existe em alguns praticantes de atividade física em consumir o feijão é o fato das dietas de fisiculturistas e outros atletas americanos não conterem essa leguminosa. Mas isso acontece simplesmente porque esse não é um alimento comum nos Estados Unidos.