Quais alimentos pioram a TPM?

Perguntado por: zaguiar . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Frituras, carnes gordas e outros alimentos gordurosos aumentam a inflamação no organismo, e dessa forma pode agravar as cólicas, acne, dor de cabeça e alterações no humor. Por essa razão, no período pré-menstrual, substitua as fontes de gorduras ruins pelas boas.

Evite o consumo de álcool, de café e seus derivados, como também reduza o sal e os doces em excesso.

Alimentos que pioram os sintomas da TPM
Café – muita cafeína pode desidratar o corpo; Álcool – o motivo é o mesmo do café: a desidratação vai aumentar os sintomas da TPM; Alimentos ricos em açúcar – eles fazem a pessoa ficar muito cansada e não são nada saudáveis.

Bebida alcoólica e cafeína estão entre as substâncias que agravam os sintomas da Tensão Pré-Menstrual. A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que precedem o período menstrual.

Salmão e atum
Os peixes frescos podem ser bons alimentos para TPM. Isso porque, contendo nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, impedem a retenção de líquidos e ainda ajudam a dar saciedade.

Não existe nenhum alimento que não possa ser consumido durante a menstruação. Entretanto, alimentos que geram gases intestinais, como repolho, feijão e batata doce, podem agravar as cólicas.

A banana também é importante, pois é rica na vitamina B6, que é parte da produção da serotonina. A fruta ainda tem alguns outros micronutrientes que podem ajudar durante o período. Um exemplo é o magnésio, que atua na estabilização da membrana cerebral e auxilia na produção de insulina pelo pâncreas.

Atividades físicas regulares também podem ser aliadas no tratamento do TDPM, já que ajudam a reduzir a ansiedade, aliviar o estresse e trazer sensação de bem-estar, melhorando também a autoestima da mulher. Cuidar da saúde mental é importante o ano todo, e também ajuda a amenizar o estresse no período pré-menstrual.

Apesar de parecer inevitável para algumas mulheres, os efeitos da TPM podem ser amenizados colocando em prática algumas dicas que listamos abaixo:

  1. 1.Tenha uma dieta balanceada para aliviar os sintomas da TPM.
  2. Pratique atividade física.
  3. Evite se estressar.
  4. Suplementos de magnésio pode ser um aliado.
  5. Sinta prazer no seu dia.

O transtorno disfórico pré-menstrual é uma forma de TPM na qual os sintomas são tão graves que interferem no trabalho, nas atividades sociais ou nos relacionamentos. A TPM inclui qualquer combinação das seguintes opções: humor irritável, ansiedade, mau humor, depressão, dores de cabeça ou seios doloridos e inchados.

Essas sensações costumam variar de mulher para mulher, mas, geralmente, incluem dor de cabeça, retenção de líquido, inchaço, fadiga, alteração de humor, irritabilidade e ansiedade. A sua ocorrência está associada à menstruação. Geralmente, a tensão pré-menstrual acontece 15 dias antes ou depois da menstruação.

Para manter os níveis de açúcar no sangue adequados e aliviar as mudanças de humor, priorize o consumo de alimentos ricos em fibras, como pão integral, macarrão e cereais. Vale ressaltar que produtos integrais são fontes de tiamina e riboflavina, vitaminas do complexo B essenciais para combater a tensão pré-menstrual.

Pode comer ovo menstruada? Sim, pode comer ovo menstruada! Ao longo do tempo, instaurou-se a crença de que o ovo poderia deixar a menstruação com mau cheiro. Essa ideia não tem nada a ver, afinal, o sangue menstrual não possui cheiro fétido, apenas um odor natural de ferro.