Precisa repetir o teste para sair do isolamento?

Perguntado por: ugaspar . Última atualização: 10 de julho de 2023
4 / 5 19 votos

Testou positivo para Covid-19? - ISOLAMENTO DE 7 DIAS - Se, ao sétimo dia estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, pode deixar o isolamento e, neste caso, não é necessário realizar nova testagem.

É recomendado repetir o teste quando você tem alta probabilidade de estar com a doença, mas seu resultado foi negativo em uma primeira amostra. Com o passar dos dias, a concentração do vírus nas vias aéreas pode aumentar e se tornar detectável pelo teste.

Compartilhar: Resposta atualizada em 28/04/2022: Se você testou positivo deve ficar isolado por 10 dias após o início dos sintomas ou do resultado do teste RT-PCR.

O maior tempo de positividade de teste para Covid (presumivelmente RT-PCR) em swab de nasofaringe já descrito foi de 505 dias, e provavelmente só não foi maior porque terminou com a morte do paciente. Em distantes segundo e terceiro lugares, são citados pacientes que mantiveram o teste positivo por 189 e 169 dias.

Os moleculares identificam a presença do vírus; enquanto os imunológicos apontam a existência de anticorpos usados para combatê-lo. O teste molecular mais popular é o RT-PCR, usado como padrão-ouro para diagnóstico da COVID-19. Ele é realizado com a coleta de material do nariz e da garganta.

Testou positivo para Covid-19? - ISOLAMENTO DE 7 DIAS - Se, ao sétimo dia estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, pode deixar o isolamento e, neste caso, não é necessário realizar nova testagem.

QUANTO TEMPO DEVO FICAR ISOLADO? As recomendações variam. No Brasil, desde janeiro de 2022, o Ministério da Saúde adotou um esquema em que, para casos leves e moderados, a pessoa infectada pode voltar à vida cotidiana a partir do sétimo dia sem apresentar febre ou sintomas respiratórios nas últimas 24 horas.

A partir de agora, o isolamento deverá ser feito por 7 dias, desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de antitérmicos.

Quem tiver sintomas intensos e não estiver melhorando após o quinto dia deve permanecer isolado por 10 dias. Quem tiver um teste positivo, mas não manifestar sintomas, deve se isolar por 5 dias, começando a contar o dia 0 como o dia em que o teste foi realizado, e usar máscara, em casa ou fora, durante 10 dias.

Para a maioria das pessoas infectadas, os níveis de vírus no corpo atingem o pico entre três e seis dias após a infecção original, e o sistema imunológico elimina o patógeno em dez dias. O vírus eliminado após esse período.

Palmeira destaca que seu maior grau de transmissibilidade em relação às demais variantes permite maiores possibilidades de se pegar covid-19 duas vezes seguidas. “A carga viral da Ômicron é consideravelmente maior que a das outras variantes. Ela foi reportada como um vírus sem precedentes”, comentou o médico.

Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Dr. Clóvis Arns da Cunha, recomenda sete dias de afastamento em isolamento respiratório domiciliar para os pacientes com COVID-19 sintomáticos, desde que estejam sem febre nas últimas 24 horas e com melhora dos sintomas.

Esses testes podem ser realizados com leitura visual, através de cor, ou com o uso de um aparelho portátil de leitura, os quais costumam ser de fluorescência. Os testes qualitativos pesquisam anticorpos IgM e IgG ou o antígeno viral. Este último tem baixa sensibilidade (60%), a qual é dependente de alta carga viral.

O exame só é indicado a partir do sétimo após o surgimento dos sintomas da doença. Esse tempo é necessário para que o organismo tenha produzido quantidade suficiente de anticorpos que possa ser detectada no teste.

Infração de medida sanitária preventiva
Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.