Precisa de receita médica para comprar ácido fólico?

Perguntado por: dmaciel3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

O ácido fólico é distribuído pelo SUS mediante receita médica e deve ser receitado pelo obstetra durante a consulta de planejamento da gravidez ou pré-natal. Ácido fólico pode aumentar as chances de engravidar? Mito: o acído fólico não influencia na fertilidade da mulher, portanto, não aumenta as chances de engravidar.

Como usar o Ácido Fólico? Ácido Fólico deve ser ingerido com água ou um pouco de líquido. O tratamento da deficiência de Ácido Fólico deve ser acompanhado por uma dieta de suplementação alimentar equilibrada. A dose recomendada é de 1 comprimido ao dia, ou a critério médico.

O ácido fólico é bom para todas – mesmo aquelas que não estão tentando engravidar! É necessário para a síntese de DNA de glóbulos vermelhos, proteínas e sistema nervoso, e também auxilia no crescimento, divisão e reprodução celular. Basicamente, ajuda a produzir novas células e ajuda a mantê-las saudáveis.

Embora ficar tomando ácido fólico não ajude a engravidar rápido, é inegável que essa vitamina tem uma participação crucial no desenvolvimento dos fetos. O seu principal papel é o de auxiliar no fechamento do tubo neural, uma estrutura indispensável para a saúde do sistema nervoso.

De acordo com orientações atualizadas do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil, dois meses antes de engravidar e nos dois primeiros meses da gestação.

Continue a tomar ácido fólico todos os dias até a 12ª semana de gravidez1,2. Médicos podem recomendar o consumo de ácido fólico a todas as mulheres adultas justamente porque há muitos casos de gravidez não planejada.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço. A suplementação de ácido fólico na gestação faz parte da estratégia para prevenção da anemia do Programa Nacional de Suplementação de Ferro².

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil de 8-12 semanas antes de engravidar e nos 3 primeiros meses da gestação.

Frutas cítricas
Outras opções, além dos ácidos limão e laranja, são o morango e o mamão. Uma só unidade de mamão tem o equivalente a 115 mcg de ácido fólico, o que representa quase metade da ingestão diária recomendada pelos médicos e profissionais de saúde.

Depois que a gestação é consolidada, a recomendação é manter o suplemento por 12 semanas, o equivalente a 3 meses, podendo estender durante todo o período.

As principais vitaminas do complexo B que auxiliam no processo de gravidez são a B6, B9 e B12.

A falta de folato na alimentação pode levar a um tipo de anemia conhecido como anemia por deficiência de folato, cujos sintomas, como cansaço e fraqueza, são semelhantes aos da anemia por deficiência de ferro.