Precisa de internação para fazer colonoscopia?

Perguntado por: esoares9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 13 votos

É preciso ficar internado para realizar a colonoscopia? Não é necessário que o paciente fique internado para a realização do exame. Pacientes idosos ou com debilidades médicas podem ter a indicação de realizar o preparo no hospital, mas, passada a sedação, já estão liberados para voltar para casa.

Colonoscopia em hospital
Infraestrutura mais robusta. Maior possibilidade de tratamento de complicações.

O exame dura cerca de 20 a 40 minutos. Após o exame, o acolhido permanecerá em repouso numa sala de recuperação até ser liberado pela equipe. Ele não deverá dirigir após o exame ou realizar tarefas que necessitem de atenção, pois seus reflexos estarão diminuídos.

O sedativo leva tempo para desaparecer completamente. Os pacientes podem ter que permanecer na clínica durante 1 a 2 horas após o fim da colonoscopia. A recuperação total da sedação só está prevista para o dia seguinte.

No caso da colonoscopia ser realizada sem anestesia (com o doente acordado), o médico vai iniciar o procedimento com a aplicação de um gel anestésico/lubrificante através de um toque retal.

O valor do exame de colonoscopia pode variar de R$400 a R$ 700, dependendo da região do país, da clínica onde é realizada e do procedimento que será feito.

A colonoscopia é um procedimento doloroso.
Porém, o paciente é sedado durante todo o procedimento, evitando que sinta qualquer nível de dor.

A colonoscopia é um exame que ajuda a avaliar o interior do cólon (intestino grosso), utilizado para diagnosticar diversos problemas no intestino, como câncer, úlceras, divertículos, entre outros. Dura aproximadamente 15 a 60 minutos e, depois do exame, o paciente deve ficar em recuperação entre 30 minutos a 1 hora.

Os sintomas mais comuns após a colonoscopia são o sentimento de estar estufado e gases, os quais devem passar em alguns momentos após a colonoscopia. É recomendado que o paciente não dirija, não retorne ao trabalho e evite o consumo de bebidas alcoólicas no dia do exame.

Alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias. Alguns fatores contribuem o paciente demorar a acordar, entre eles podemos citar: Uso prolongado de drogas sedativas. Uso de doses elevadas de drogas sedativas.

A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo. Por isso, é recomendado permanecer em repouso pelo resto do dia, não dirigir, não operar máquinas ou subir em lugares altos.

Pode ocorrer perfuração intestinal durante a introdução do colonoscópio. Esta temida complicação ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopia com finalidade diagnóstica.

O exame de Colonoscopia é um exame muito seguro e pode ser realizado de várias formas: sem sedação (método muito utilizado no Japão, por exemplo), sob anestesia geral e sob sedação consciente, método que preferimos como via de regra.

Diferente do que muitos pensam, a sedação para colonoscopia não é uma anestesia geral. Apesar de possuir níveis que vão do leve ao mais profundo, a sedação não vai anestesiar o paciente como uma anestesia intravenosa geral para um procedimento cirúrgico de grande intervenção.

Não consumir sementes, incluindo feijão, amendoins, nozes e cereais integrais tais como linhaça, trigo, aveia, centeio, cevada e cereais matinais, até a realização do exame, para não prejudicar o preparo do cólon.