Porque ser aluno especial?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A principal vantagem de ser aluno(a) especial é o seletivo mais acessível. Nesta modalidade, não é necessário passar pelas etapas exigidas aos discente regulares, o que dispensa, por exemplo, a apresentação do projeto de pesquisa no momento da inscrição.

Justificativa para cursar disciplina como aluno especial:
O interesse em cursar essa disciplina como aluno especial é devido à necessidade de aprofundar os conhecimentos específicos nessa área de estudos e à pretensão em elaborar um projeto de pesquisa a partir dessa temática abarcada pela disciplina.

O aluno especial é alguém que está matriculado como aluno não regular, em uma disciplina ofertada num curso de mestrado ou doutorado. Este aluno tem acesso a tudo o que acontece dentro desta disciplina em que está matriculado, inclusive acesso as avaliações.

O objetivo principal de ser um aluno especial é que a pessoa tenha a oportunidade de vivenciar na prática se o mestrado ou doutorado vai se encaixar em sua vida pessoal e profissional.

De acordo com os parâmetros curriculares nacionais para a educação especial (Seesp/MEC/01), esta expressão pode ser utilizada para referir-se a crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender.

Uma boa justificativa de projeto deve conter:

  1. Uma introdução clara que explica por que você está fazendo a pesquisa;
  2. Um breve resumo do que você pesquisará;
  3. Os objetivos que você espera alcançar;
  4. Os benefícios esperados para sua pesquisa.

A educação especial é um direito das pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento ou superdotação. O principal objetivo dessa modalidade de ensino é garantir a esses indivíduos um direito fundamental: o acesso à educação de qualidade.

Nesse contexto, os professores, em especial, têm um papel central. Afinal, cabe a eles ter conhecimento das dificuldades de seus alunos, bem como de suas características próprias. A partir disso, é possível propor atividades mais inclusivas, garantindo metodologias de ensino realmente eficazes.

Nada de dizer aluno especial, aluno portador de deficiência ou aluno autista, esquizofrênico, etc. Pode parecer um excesso de cuidado, mas utilizar os termos mais adequados demonstra o seu respeito e o seu conhecimento a sobre da condição destas pessoas.

É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação”.

O que deve conter em uma justificativa
Nesse item, você contextualiza o tema de sua monografia e demonstra o porquê de sua iniciativa de fazer essa pesquisa além de mostrar sua relevância. Sendo assim, espera-se que neste ponto fique bem claro em que culminará sua pesquisa, aquilo que levou você a escrever sua tese.

A (o) aluna(o) especial, é aquela(e) que se inscreve em disciplina de forma independente, sem ter feito processo seletivo. As exigências na disciplina são as mesmas do aluno regular. A inscrição e seleção ocorrem após as matrículas da(o)s aluna(o)s regulares.