Porque quem toma creatina tem que beber água?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Se não houver retenção hídrica é porque não se acumulou creatina e nenhum efeito vai ocorrer. O processo não termina aí. A partir da entrada de água nas células, o compartimento celular se expande e nos dias subsequentes este mecanismo estimula a síntese de proteínas, e consequentemente aumenta a massa muscular.

Quem consome creatina, no entanto, deve se atentar ao consumo diário adequado de água. O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins. A creatina não possui calorias e, por isso, não engorda.

Para evitar que a creatina cause inchaço no abdome ou outros problemas de saúde relacionados ao consumo ao seu consumo, é importante tomar a dose recomendada e sempre seguir as instruções do fabricante e consultar um nutricionista ou médico antes de iniciar qualquer suplementação.

Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana.

Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios aparecem no prazo de seis a oito semanas, a depender das diferenças entre os indivíduos e dos exercícios realizados.

Já a retenção hídrica gerada por ela é, na verdade, um efeito benéfico da sua suplementação. O que acontece é que a creatina “puxa” água para o meio intracelular pela diferença de osmolaridade com o meio extracelular. Portanto, ela não retém água para fora da célula!

Com o aumento de concentração de creatina nas células musculares, é criado um gradiente osmótico (diferença de concentração) que provoca a entrada de água nas células musculares, isto é a chamada retenção hídrica, que de fato ocorre e é necessária para o seu objetivo final.

Se estiver a consumir um suplemento de creatina, doses altas de cafeína irão anular o seu efeito positivo. Uma toma esporádica de cafeína poderá certamente ser vantajosa. Porém, se tomar creatina diariamente, não será aconselhado unir estas duas substâncias com frequência.

Primeiramente, o efeito colateral mais comum do uso de creatina é inchaço e a retenção de líquidos. Quando isso acontece, uma variação de cerca de 2 a 5 quilos no peso é normal. Mas é importante lembrar que esse ganho de peso proveniente da retenção de líquidos não é permanente.

O consumo de fontes de carboidratos após o exercício pode acelerar a absorção de creatina, porque os aminoácidos precisam de glicose para entrar na célula.

A creatina (se não realizado o protocolo de saturação) começa a fazer efeito a partir da terceira semana. Mas um protocolo de 28 dias, sem falhar, torna quase garantido que você já estaria com os estoques elevados no organismo, já sendo capaz de ter um desempenho melhor nos seus treinos.

O ideal é que ela seja ingerida todos os dias da semana por um período contínuo para haver resultados positivos para o corpo. Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato.