Porque piolho não gosta de vinagre?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Mais especificamente, o ácido acético do vinagre dissolve a película protetora que envolve lêndea e a impede de grudar nos cabelos. Após a aplicação do vinagre, as lêndeas devem desgrudar dos fios.

A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde). O vinagre aqui tem o papel de amolecer os ovos (ou lêndeas).

Se pensa que pela sua ação ácida ele consegue matar as parasitas. Hoje é comprovado que o vinagre não elimina definitivamente os piolhos, não atrasa o seu desenvolvimento, e ainda pode ter efeitos secundários na pele, como reações dermatológicas indesejadas.

Este método “até pode matar os piolhos”, mas é muito perigoso. “São substâncias extremamente agressivas, portanto, não são de todo recomendadas no couro cabeludo”, pois podem provocar queimaduras, avisa.

O vinagre ajuda a desprender as lêndeas do cabelo e evita uma nova infestação. Ele pode ser uma boa alternativa como uso preventivo. Essência de lavanda: com o cabelo limpo e seco, aplique algumas gotas da essência e massageie o couro cabeludo por alguns minutos. Passe o pente fino e retire o piolho.

Por conta das suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, o vinagre de maçã pode ajudar sim no combate à queda de cabelo. E isso pode ser feito apenas aplicando ele puro com a ajuda de um algodão e diretamente no couro cabeludo.

30 minutos

Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco evitando assim que os piolhos caiam na roupa. Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

1 copo de vinagre de sidra ou de maçã; 1 copo de água morna. Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.

Não é recomendado dormir com o vinagre de maçã no cabelo, uma vez que sua ação prolongada nos fios pode causar ressecamento e levar à quebra dos fios. Outro ponto negativo é que o vinagre pode entrar em contato com o couro cabeludo e acabar obstruindo os poros, trazendo malefícios para a saúde de seu cabelo.