Porque os sonhos são estranhos?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Porém, durante os sonhos, o que ocorre é a tentativa do cérebro de veicular duas coisas que normalmente existem de forma independente, mas que de alguma forma precisam estar ligadas. Isso explica porque temos sonhos estranhos, com lembranças do passado e do presente no mesmo cenário.

Muitas pessoas relataram ter sonhos mais esquisitos durante a pandemia do novo coronavírus, por exemplo. De forma mais direta, o próprio superaquecimento também pode ter um papel importante nisso: ele atrapalha as funções cognitivas normais, tornando o trabalho do cérebro mais difícil.

Os sonhos são apenas aparentemente aleatórios e sem sentido, são trabalho do inconsciente, que não se lê facilmente, linearmente, como um texto escrito de acordo com regras de sintaxe, é preciso poder interpretá-los. Imagens e sentido se apresentam de modo que parece enigmático, mas pode ser traduzido, se trabalhado.

O que pode estar na origem do sonhar muito? “Podem ser problemas psicológicos, como stress pós-traumático, ansiedade, depressão, mas também problemas orgânicos, como o excesso de fase REM (Rapid Eyes Mouvement), fase do sono em que se sonha mais.

Pessoas que sofreram algum tipo de trauma recente, como acidentes, assalto, estupro ou a morte de uma pessoa querida, tendem a ter sonhos ruins. Geralmente a temática desses pesadelos está relacionada ao trauma a que foram submetidas. Problemas físicos ou desconfortos durante o sono também podem causar pesadelos.

Quando um sonho é um aviso, o mesmo não ira sair da sua cabeça, mesmo depois de horas. Os sonhos de aviso, são carregados de muitos pensamentos de que algo está para acontecer, e sentimos um medo muito forte que não passa e causam muita angústia.

40 minutos

Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília. Hoje em dia há técnicas que dizem capazes de gerar este fenômeno e diversas pesquisas e até tecnologias ligadas a isso.

Quando sonhamos com pessoas que não conhecemos, isso pode indicar que estamos abertos a novas experiências e desejamos explorar o desconhecido. Essas pessoas representam as possibilidades e oportunidades que estão por vir.

Dificilmente conseguimos identificar qual o fator que desencadeou o surgimento de pesadelos, entretanto, se o pesadelo ocorre exclusivamente quando dormimos de barriga para cima, pode ser um sinal de distúrbios da respiração durante o sono, como o ronco e a apneia do sono.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.