Tem cirurgia para ovário policístico?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Ovários policísticos fazem parte de outro diagnóstico e também correlacionam-se com infertilidade. Esses geralmente são tratados com medicamentos e raramente necessitam de cirurgia.

Por ser uma doença metabólica e endocrinológica, o tratamento da SOP raramente é cirúrgica. Para a grande maioria das pacientes o tratamento mais indicado é o medicamentoso, seja para controlar os sintomas hormonais, para regularizar a menstruação, ou para melhorar a fertilidade.

A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de cistos – pequenas bolsas que contêm material líquido ou semissólido – que pode causar problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves, como obesidade e infertilidade.

A síndrome do ovário policístico não tem cura, mas o tratamento pode aliviar os sintomas e melhorar a saúde. A terapia pode incluir mudanças nos hábitos para promover perda de peso a partir de uma dieta de baixa caloria associada a exercícios moderados.

Os medicamentos para essas condições incluem anticoncepcionais orais, metformina, prednisona, leuprolida, clomifeno e espironolactona. E felizmente, cada vez mais estudos são realizados e que trazem avanços no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos.

Às vezes, em meninas com síndrome do ovário policístico, a menstruação não começa na puberdade e os ovários não liberam um óvulo (ou seja, a mulher não ovula) ou o fazem de forma irregular. Mulheres ou meninas que já começaram a menstruar podem ter sangramento vaginal irregular ou a menstruação pode vir a parar.

Drilling ovariano: Através de um bisturi elétrico, os folículos (micro-cistos) dos ovários são perfurados e cauterizados. Isso se mostrou eficaz para muitas pacientes ao reduzir a resistência hormonal ovariana, e permitir que muitas das pacientes passassem a ovular espontaneamente por cerca de 9 meses.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

Do ponto de vista metabólico, a obesidade constitui um dos achados mais frequentemente associados à SOP, ao lado da resistência à insulina. Até 60% dessas pacientes apresentam algum grau de obesidade, taxa muito superior à da população geral. Sabe-se também que a condição piora todos os aspectos da SOP.

A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal relativamente comum e que pode causar complicações sérias sem o tratamento correto. Acne, obesidade, depressão e infertilidade, por exemplo, são algumas das complicações desta doença.

É possível engravidar depois do diagnóstico de SOP? Embora a SOP possa causar infertilidade devido a problemas de ovulação e qualidade dos óvulos, a mulher pode engravidar com SOP. Muitas mulheres conseguem engravidar depois de realizar algumas mudanças de estilo de vida e tomar medicamentos.

Ovário policístico causa dor pélvica? A simples presença de um cisto não costuma provocar dores na região da pelve feminina. Ainda assim, elas podem surgir, especialmente durante a realização de movimentos mais intensos, como a prática de atividades físicas. Também podem ocorrer situações de torção do ovário.