Quem tem ovário policístico não ovula?

Perguntado por: lgalvao6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Uma mulher com a síndrome do ovário policístico não ovula como deveria, por isso, muitos médicos acabam receitando tratamentos com anticoncepcionais.

Ovulação (a liberação do óvulo do ovário) acontece tipicamente uma vez por mês. Pessoas com SOP podem ovular com menor frequência ou de forma menos previsível, e podem ter maior tendência a abortos espontâneos, e por isso a SOP é uma causa comum de infertilidade.

Segundo um estudo publicado no portal da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da regional São Paulo, a doença pode causar infertilidade em até 40% das pacientes.

Essas alterações podem ser resultado de diferentes fatores, como hábitos de vida, medicamentos e doenças. Uma das doenças que têm relação com a infertilidade feminina é a síndrome dos ovários policísticos, ou SOP, que pode, entre outras consequências, causar alterações na ovulação.

Quem tem ovários policístico pode engravidar naturalmente? A gravidez natural pode ser um pouco dificultada, pois em alguns casos, a ovulação pode deixar de ocorrer naturalmente todo mês, causando infertilidade. Entretanto, mulheres com SOP podem engravidar normalmente sem tratamentos de fertilidade.

São solicitados exames como a ultrassonografia transvaginal, que avalia a cavidade uterina. Caso o resultado apresente alguma alteração, o especialista pode pedir exames complementares que vão ajudá-lo a responder à pergunta “como saber se sou infértil”.

Sim, quem tem ovário policístico pode engravidar naturalmente. Porém algumas mulheres podem encontrar dificuldades, justamente pela disfunção ovulatória.

Mas, afinal, quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar? Quando se tem ovários micropolicísticos, a indicação médica é de que os casais tentem engravidar por 12 meses. Após este período, caso não consigam conceber, a recomendação é procurar um especialista para avaliar a fertilidade de ambos.

Às vezes, em meninas com síndrome do ovário policístico, a menstruação não começa na puberdade e os ovários não liberam um óvulo (ou seja, a mulher não ovula) ou o fazem de forma irregular. Mulheres ou meninas que já começaram a menstruar podem ter sangramento vaginal irregular ou a menstruação pode vir a parar.

A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

Logo, quem tem ovário policístico tem sim maior chance de gerar gêmeos, mesmo que a questão gemelar esteja, na maior parte das vezes, ligada a questões hereditárias da mãe.

A pílula anticoncepcional oral (ACO) tem sido um tratamento comprovado eficaz para mulheres com SOP que não estão tentando engravidar.

A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal relativamente comum e que pode causar complicações sérias sem o tratamento correto. Acne, obesidade, depressão e infertilidade, por exemplo, são algumas das complicações desta doença.