O que acontece se não tratar necrose?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Após uma ou duas semanas da necrose, é possível que o problema se estenda para a formação de uma lesão periapical (resposta inflamatória na raiz do dente).

O tratamento de canal é a melhor alternativa para cuidar do dente que sofreu alguma inflamação ou está necrosado. Isso porque, é possível acessar o local da infecção, neutralizar e curar a lesão instalada.

A necrose pulpar acontece quando a lesão atinge a parte mais ínfima de um dente, o que conhecemos como polpa. Estamos falando de uma lesão na polpa dentária que a faz perder seu objetivo principal: manter a vitalidade de um dente e deixá-lo nutrido até o restante da vida do paciente.

A necrose pulpar é quando a polpa do dente morre devido a uma infecção aguda, geralmente causada por uma cárie não tratada. Quando uma cárie perfura o dente, esta ataca a polpa dentária até a matar, causando a dor intensa que dura alguns dias! A dor desaparece porque o dente é deixado sem terminações nervosas.

O tratamento edodôntico mais recomendado é o tratamento de canal. Esse tratamento consegue acessar o local da infecção, neutralizar e curar a lesão instalada. Após remover o tecido necrosado, o profissional poderá seguir com a limpeza e desinfecção do interior do canal e selá-lo com material obturador.

Necrose pulpar pode causar fístulas e alterações na cor do dente.

A reversão usual no caso de princípio de necrose é o uso da hialuronidase, feita pelo profissional que executou a harmonização, logo após os primeiros sinais de isquemia local. A hialuronidase dissolve o preenchedor, revertendo assim a obstrução dos vasos, devolvendo a circulação sanguínea para a área.

A necrose é um tipo de morte celular no organismo vivo, onde as células sofrem um insulto que resulta no aumento do volume celular, agregação da cromatina, desorganização do citoplasma e consequentemente ruptura celular.

Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

Geralmente, as infecções dentárias são facilmente tratáveis. No entanto, uma pessoa que não recebe tratamento imediato corre o risco de desenvolver as seguintes complicações: Osteomielite: é uma infecção do osso ao redor do dente. Trombose do seio cavernoso: esta é uma infecção dos vasos sanguíneos nos seios da face.

O tratamento de canal é a melhor alternativa para cuidar do dente que sofreu alguma inflamação ou está necrosado. Isso porque, segundo Sofia, graças ao tratamento endodôntico é possível acessar o local da infecção, neutralizar e curar a lesão instalada.

quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de 'dente crescido' e dor ao mastigar. Além disso, ao se abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente 'pesa'.