Como ocorre a formação das células?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Sabemos que o nível fundamental da matéria são os átomos. Esses átomos agrupam-se, interagem entre eles e formam as moléculas. As moléculas, por sua vez, podem organizar-se e formar compostos. As moléculas em conjunto com os compostos formam as organelas, que, em conjunto, formam as células.

O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e apresenta diversas funções nos organismos, como originar um novo indivíduo e renovar células mortas. Na mitose, uma célula-mãe origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos.

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.

O ciclo celular é o conjunto de processos que ocorrem na célula após seu surgimento até a sua divisão, a qual dará origem a duas células. O ciclo celular é constituído por duas fases, a interfase e a mitose. A interfase é uma fase de intensa atividade metabólica e crescimento celular.

A partir da puberdade, um hormônio estimula o desenvolvimento e a liberação de ovócitos, iniciando um processo de ovulação, por meio do qual a mulher libera um ou mais ovócitos, mais ou menos a cada 28 dias.

Os alimentos fornecem a matéria prima para a construção das nossas células, que serão responsáveis pela formação e reposição dos tecidos e órgãos ao longo de toda a nossa vida.

Tipos de células: as principais, como classificar e muito mais

  • Células Procariontes.
  • Células Eucariontes.

Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.

A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos e apresenta como partes fundamentais a membrana plasmática, o citoplasma e o material genético. As células são estruturas microscópicas que fazem parte da organização do corpo dos seres vivos.

A interfase é composta da fase G1 (crescimento da célula), seguida pela fase S (síntese de DNA), seguida pela fase G2 (crescimento da célula). Ao final da interfase, vem a fase mitótica, que é composta de mitose e citocinese e leva à formação de duas células-filhas.

A mitose é um tipo de divisão celular que origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas características. A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos.

Na mitose, uma célula divide-se dando origem a duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula que as originou. A mitose é um tipo de divisão celular a qual uma célula (célula-mãe) divide-se e dá origem a duas células-filhas, cada uma com um conjunto cromossômico idêntico ao da mãe.

Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.

Células sanguíneas
Glóbulos brancos (leucócitos) – assumem a defesa do organismo contra vírus, bactérias e demais agentes tidos como estranhos. Assim como todas as células sanguíneas, nascem na medula óssea.

É produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.