Como eliminar de vez a infecção urinária?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

O tratamento que o médico geralmente receita para a infecção urinária é o uso de antibióticos para que as bactérias possam ser combatidas e diminuídas. Dependendo do tipo de infecção, quando mais grave, é necessário internamento hospitalar e até cirurgia.

O tratamento para a infecção urinária é realizado com o consumo de água e líquidos sem açúcar, como chás e sucos, exceto de frutas ácidas. Em algumas situações, antibióticos podem ser necessários. Os casos mais leves podem ser curados em até duas semanas.

Quadros de infecção urinária simples, ou seja, que não apresentam complicações, são tratados com hidratação correta, o que significa tomar de dois a três litros de água por dia, e administração de medicamento de acordo com o microorganismo a ser combatido. - Mantenha limpa a região da vagina e do ânus.

A saber, essa infecção pode desaparecer sozinha em alguns dias, principalmente quando do tipo leve. No entanto, muito embora às vezes seja preciso tomar antibióticos. No geral, o médico pode prescrever antibióticos. Por exemplo, um comprimido ou cápsula 2 a 4 vezes ao dia por 3 dias, dependendo de cada caso.

Os melhores chás para alívio da infecção urinária

  • Chá de cabelo de milho. Apesar de não existirem estudos em humanos, ensaios clínicos com animais mostraram que o cabelo de milho tem ação protetiva aos rins, como explica Castro. " ...
  • Chá de uva-ursina. ...
  • Chá de hidraste. ...
  • Chá de dente-de-leão. ...
  • Chá de hortelã ...
  • Chá de cúrcuma.

A recorrência da infecção ocorre quando, além de um componente genético que aumenta a predisposição, a pessoa também é submetida repetidamente às condições que facilitam a migração destes micro-organismos pelo canal da uretra, podendo atingir a bexiga ou os rins.

Diversos fatores de risco para ocorrência de cistites recorrentes foram identificados em estudos clínicos, incluindo aumento da frequência de relações sexuais e uso de agentes espermicidas, diabetes mellitus, presença de bexiga caída (prolapso genital), retenção de urina ou incontinência urinária e menopausa.

Se você não sabia, as frutas cítricas são grandes aliadas do sistema imunológico, e obviamente, não devem faltar no cardápio de quem está com infecção urinária. As melhores opções para infecção urinária são: abacaxi, laranja e limão.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

Se os sintomas persistirem por mais de dois ou três dias após o início do tratamento, podemos estar diante de uma situação de resitência bacteriana ao antibiótico, o que fará com que o resultado da urocultura e do antibiograma sejam necessários para as etapas seguintes de tratamento.