Qual a diferença entre a gastrite e úlcera?

Perguntado por: lduarte . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

As gastrites se não tratadas podem evoluir com erosões da mucosa do estômago, levando a formação das úlceras.

Quais os sintomas de úlcera?

  • dor de estômago que parece como uma queimação na boca do estômago e fica pior quando o paciente não se alimenta;
  • vômitos e náusea;
  • vômito com presença de sangue;
  • fezes avermelhadas devido à presença de sangue.

Qual o tratamento para a úlcera gástrica? A melhor maneira de tratar a úlcera gástrica é por meio do uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos, por exemplo. No caso da úlcera gástrica causada por bactéria, o tratamento é feito com antibióticos.

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a hemorragias e perfuração.

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

A úlcera gástrica pode ser identificada por meio de exames como endoscopia e os principais sintomas são sensações de dor e queimação na área entre o esterno e o umbigo. A úlcera é uma ferida que pode ocorrer em diversas partes do organismo, como na pele e no cólon (colite ulcerativa), por exemplo.

A sensação que os pacientes relatam é de queimação, corrosão e, em alguns casos, até de fome 1. Como citamos acima, a localização da úlcera pode interferir nos sintomas. Em quadros de úlcera gástrica, por exemplo, os sinais não têm um padrão e a alimentação pode, inclusive, piorar as dores.

As úlceras se desenvolvem quando os mecanismos normais de defesa e recomposição do revestimento do estômago ou duodeno estão enfraquecidos, o que torna o tecido epitelial mais sensível ao ácido gástrico.

Úlcera também provoca náuseas e vômitos
Os sintomas podem variar desde uma intensidade leve até uma intensidade mais intensa, a ponto de o quadro não se resolver com medicamentos orais e o doente precisar parar o que está fazendo”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

O tempo para cura é variável, mas pode-se esperar bom resultado em 12 a 16 semanas. Mesmo após a cura da úlcera a compressão é comprovadamente efetiva na prevenção de recorrência de úlceras venosas.

A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na “boca do estômago” que pode irradiar-se para outras regiões do corpo e confundir-se até com a dor do infarto, por exemplo.

Distensão estomacal
Úlceras às vezes causam edemas nos tecidos que ligam o estômago ao intestino e dão aquela sensação de “inchaço”. Por isso, impede a passagem dos alimentos, podendo causar a distensão estomacal.

Vistas como doenças comuns, as úlceras no estômago e no duodeno podem, na verdade, trazer sérios riscos para a saúde, podendo até mesmo levar à morte por sangramentos excessivos e perfurações desses órgãos.

Os sintomas relacionados a perfuração da úlcera incluem dor epigástrica grave de início súbito, sendo inicialmente epigástrica podendo se generalizar. Pode ocorrer hipotensão e taquicardia.