Quando estoura uma úlcera?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Pacientes com Úlcera péptica perfurada podem se apresentar com dor epigástrica grave, de início súbito, inicialmente epigástrica que depois pode tornar-se generalizada. Síncope associada ao quadro inicial de dor é descrita frequentemente.

Pode ocorrer hipotensão e taquicardia. Em um segundo momento a dor abdominal diminui de intensidade e ocorre rigidez abdominal devido ao ácido exposto na cavidade, causando peritonite, esta ocorre em dois terços dos pacientes.

No entanto, pode acontecer de a úlcera gástrica se tornar um quadro mais complexo, apresentando sangramento intenso ou sinais de perfuração no estômago que inviabilizem outras intervenções terapêuticas, então, recorre-se à cirurgia.

Tratamento medicamentoso
Medicamentos (remédios) que bloqueiam a produção de ácido e promovem a cicatrização da úlcera como inibidores da bomba de protões (IBP) ou bloqueadores de histamina (H-2); Antiácidos que neutralizam o ácido estomacal.

Como é feito o diagnóstico de úlcera? A partir da descrição dos sintomas de úlcera no estômago pelo paciente, o médico vai pedir a confirmação por meio de um exame de imagem que, no caso, é a endoscopia. Com o exame podem ser colhidas amostras da mucosa para descartar casos ainda mais graves como câncer gástrico.

Úlcera hemorrágica: acontece quando uma úlcera péptica não é tratada e é o tipo mais grave de úlcera. Úlcera refratária: é quando uma úlcera péptica não foi curada mesmo após três meses de tratamento.

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a hemorragias e perfuração.

A neutralização ou redução do ácido gástrico promove a cicatrização de úlceras pépticas, independentemente da sua causa. Na maioria das pessoas, o tratamento é mantido por quatro a oito semanas.

O tempo para cura é variável, mas pode-se esperar bom resultado em 12 a 16 semanas. Mesmo após a cura da úlcera a compressão é comprovadamente efetiva na prevenção de recorrência de úlceras venosas.

A melhor maneira de tratar a úlcera gástrica é por meio do uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos, por exemplo. No caso da úlcera gástrica causada por bactéria, o tratamento é feito com antibióticos.