Como uma gastrite pode virar úlcera?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

VERDADE – Se a causa da lesão não for retirada, como uso de medicamentos antiinflamatórios e álcool , a gastrite pode se transformar em uma úlcera. Nos casos de infecção do estômago pela bactéria H. pylori, se o paciente não receber a medicação a gastrite pode evoluir atrofia, úlcera e até câncer.

As gastrites se não tratadas podem evoluir com erosões da mucosa do estômago, levando a formação das úlceras.

Dependendo de sua gravidade, a gastrite pode atingir a mucosa estomacal inteira ou apenas parte dela. Ela pode dar origem a uma inflamação mais intensa, com destruição do tecido do estômago, chamada de gastrite erosiva ou até evoluir com úlceras.

As úlceras pépticas podem ser causadas por uma infecção pela bactéria Helicobacter pylori ou pelo uso de medicamentos tais como aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que enfraquecem o revestimento do estômago ou do duodeno.

Gastrite crônica
Ela surge quando o problema tem uma duração prolongada e pode atingir partes mais profundas da parede do estômago. Sem o tratamento adequado, podem surgir quadros mais graves, como úlceras e câncer.

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a hemorragias e perfuração.

Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Se o paciente tem gastrite, dor de estômago e nenhuma causa que justifique a gastrite e os sintomas, então o diagnóstico é de dispepsia funcional e daí o eixo cérebro-trato digestivo é muito importante. Se o diagnóstico levou a uma causa como infecção por H. pylori, deve ser tratada.

O tempo para cura é variável, mas pode-se esperar bom resultado em 12 a 16 semanas. Mesmo após a cura da úlcera a compressão é comprovadamente efetiva na prevenção de recorrência de úlceras venosas.

A sensação que os pacientes relatam é de queimação, corrosão e, em alguns casos, até de fome 1. Como citamos acima, a localização da úlcera pode interferir nos sintomas. Em quadros de úlcera gástrica, por exemplo, os sinais não têm um padrão e a alimentação pode, inclusive, piorar as dores.

Uma úlcera pode ser potencialmente perigosa. Os sinais de alerta são: Dificuldade de deglutição ou regurgitação. Náuseas e vômitos persistentes.

A úlcera estomacal, também conhecida como úlcera gástrica, é uma ferida que surge na parede do estômago e que pode provocar dor abdominal, sensação de queimação, enjoos, vômitos e até sangramentos visíveis nas fezes. Em muitos casos, esses sintomas costumam piorar minutos ou horas depois de fazer uma refeição.

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.