O que é mais grave hipotireoidismo ou hipertireoidismo?
O hipertireoidismo (ou tireotoxicose) é uma doença caracterizada pelo aumento na produção dos hormônios da tireóide. É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.
O que é pior hipotireoidismo ou hipertireoidismo
Hipertireoidismo ou hipotireoidismo? — O hipertireoidismo é mais perigoso devido ao seu forte impacto no sistema cardiovascular. Em casos graves, causa aumento da frequência cardíaca, hipertensão arterial, débito cardíaco, entre outros fatores importantes que controlam o coração — diz Negueruela.
Qual é o tipo de tireoide mais grave
O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.
Quando o hipotireoidismo é grave
Complicações: Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.
Quando hipertireoidismo é grave
A doença de Graves é a causa mais comum do hipertireoidismo. A frequência cardíaca e a pressão arterial podem aumentar, os ritmos cardíacos podem estar alterados e a pessoa pode suar excessivamente, sentir nervosismo e ansiedade, ter dificuldade para dormir, perder peso sem estar tentando e evacuar com mais frequência.
Como é a crise de hipotireoidismo
Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…
Quem tem hipertireoidismo tem uma vida normal
Tanto o hipo como o hipertireoidismo podem ter cura, mas depende da causa. O hipertireoidismo causado pela doença de Graves, por exemplo, tem tratamento, mas não cura.
Quando a tireoide pode virar câncer
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) entre as causas mais recorrentes do câncer de tireoide estão: Ter sido submetido à radioterapia do pescoço, mesmo em baixas doses; Histórico de câncer da tireoide na família; Gênero e idade (mais prevalente em mulheres entre os 40 a 50 anos);
Como saber se a tireoide é grave
Fique atento se você perceber ou tiver um nódulo palpável da tireoide, aumento de gânglios no pescoço, dificuldade para engolir, dor no pescoço ou na garganta ou ainda, alterações na voz.
O que a tireoide pode causar na cabeça
Crises crônicas de dor de cabeça que podem durar de horas a dias denominam-se enxaqueca. Podem ser acompanhadas de enjôo, vômitos e sensibilidades (à luz, barulhos ou cheiros).
Quais as sequelas do hipotireoidismo
Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar em redução da performance física e mental, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.
Quais os órgãos que o hipotireoidismo afeta
Problemas no funcionamento da glândula afetam órgãos importantes, como o coração, cérebro, fígado e rins e ainda podem provocar alterações nos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória e até no humor. Por isso, o mau funcionamento da tireoide pode causar impactos importantes sobre a saúde como um todo.
É possível viver bem com hipotireoidismo
Hipotireoidismo e qualidade de vida
Então, se você apresenta alguns desses sintomas, procure um médico endocrinologista sem demora. A boa notícia é que, com o tratamento correto, é possível recuperar sua vida normal!
Quem tem hipertireoidismo precisa operar
A cirurgia é uma alternativa utilizada para o tratamento do hipertireoidismo. Nesse processo, ocorre a remoção cirúrgica da tireoide, sendo uma solução permanente. Contudo, não é normalmente a mais utilizada, visto que sua realização pode causar riscos de danos à glândulas paratireoide e nervos da laringe.
Quem tem hipertireoidismo tem que operar
Se houver necessidade de cirurgia de urgência ou emergência, os pacientes com hipotireoidismo grave ou hipertireoidismo devem receber tratamento de sua doença antes da cirurgia, conforme o tempo permitir, a fim de minimizar as complicações.
Quais os piores sintomas do hipertireoidismo
Nervosismo, ansiedade e irritação. Mãos trêmulas e sudoreicas. Perda de apetite. Intolerância a temperaturas quentes e probabilidade de aumento da sudorese.