Faz cirurgia de úlcera?

Perguntado por: dmedeiros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

O tratamento da úlcera no estômago depende da causa subjacente da doença. A maioria dos casos podem ser tratados através da prescrição de alguma medicação, no entanto, em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária.

Basicamente o tratamento cirúrgico é feito por laparotomia e fechamento da perfuração utilizando sutura com pontos separadas com ou sem pedículo omental. Mas cada tipo de úlcera requer um tipo de cirurgia, falando simplificadamente.

Após a cirurgia para úlceras gástricas, uma endoscopia pós-operatória de rotina é frequentemente realizada para excluir malignidade como principal causa da perfuração, uma vez que até 13% das perfurações gástricas podem ser associadas a câncer gástrico.

Algumas vezes, pode ser necessário o tratamento cirúrgico, principalmente se houver perfuração ou obstrução. Como as queixas de úlcera gástrica ou duodenal são comuns, é importante a consulta medica com intuito de diferenciar entre as condições benignas e malignas (câncer de estômago).

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a hemorragias e perfuração.

Tratamento cirúrgico (cirurgia)
Úlceras que não cicatrizam; Úlceras que sangram, aumentando o risco de anemia; Úlceras que perfuram (rompem) o estômago; Quando as úlceras obstroem (impedem) a passagem de alimentos do estômago para o intestino delgado.

Além desse caso, há situações em a operação pode ser recomendada pelo médico especialista, como as seguintes: recorrência de úlceras gástricas muito graves; presença da úlcera gástrica gerar uma suspeita da presença de câncer; dois ou mais eventos de úlceras hemorrágicas.

Úlcera hemorrágica: acontece quando uma úlcera péptica não é tratada e é o tipo mais grave de úlcera. Úlcera refratária: é quando uma úlcera péptica não foi curada mesmo após três meses de tratamento.

O tempo para cura é variável, mas pode-se esperar bom resultado em 12 a 16 semanas. Mesmo após a cura da úlcera a compressão é comprovadamente efetiva na prevenção de recorrência de úlceras venosas.

A neutralização ou redução do ácido gástrico promove a cicatrização de úlceras pépticas, independentemente da sua causa. Na maioria das pessoas, o tratamento é mantido por quatro a oito semanas.

Já a úlcera crônica perfurada deve ser tratada sempre que possível pela gastrectomia.

A úlcera gástrica, também conhecida como úlcera péptica, é um tipo de ferida que aparece no estômago. Apesar de não ser considerada uma condição grave, necessita de tratamento especializado para não aumentar de tamanho e afetar a qualidade de vida do paciente.

O procedimento cirúrgico definitivo para úlcera gástrica perfurada em nível de incisura é a gastrectomia subtotal; na associaƒËo de úlcera gástrica e duodenal ou pré-pilórica, a antrectomia deve ser associada é vagotomia troncular.

Como é feito o diagnóstico de úlcera? A partir da descrição dos sintomas de úlcera no estômago pelo paciente, o médico vai pedir a confirmação por meio de um exame de imagem que, no caso, é a endoscopia. Com o exame podem ser colhidas amostras da mucosa para descartar casos ainda mais graves como câncer gástrico.

A sua gravidade reside na possibilidade de complicações, como sangramento gastrointestinal, perfuração da parede do estômago e obstrução do trato digestivo. O tratamento adequado e o acompanhamento médico são fundamentais para controlar a doença e prevenir suas complicações.