Por que ansiedade dá vontade de urinar?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Fica nervoso e com a musculatura tensa ou, em geral, vive com muita rigidez e tensão muscular. Esta sensação de pressão desce até à bexiga e pressiona-a, criando a falsa sensação de vontade de urina.

Então, se você já tá num quadro de ansiedade, você já tem uma tendência de aumentar a frequência urinária e você tem a questão da bexiga hiperativa, isso pode piorar, sem dúvida, o seu quadro clínico.

A bexiga hiperativa ocorre quando esse sinal é enviado mesmo sem a bexiga estar cheia ou quando os músculos da bexiga são demasiado activos, forçando a bexiga a contrair-se mesmo sem estar cheia e, desse modo, causando uma vontade urgente de urinar.

Então, as dicas a seguir podem ajudar a acalmar sua bexiga hiperativa: Contraia o assoalho pélvico: isso sinaliza para a bexiga parar de urinar. O músculo da bexiga então relaxará; Incline-se para a frente: Incline-se para a frente com a parte superior do corpo – semelhante a amarrar os sapatos.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

Eles são úteis durante situações estressantes, mas não no dia a dia. A produção contínua do cortisol e adrenalina é prejudicial para a saúde física e mental. Ela desencadeia uma série de efeitos negativos, como ganho de peso, dificuldade para dormir, alergias de pele, problemas gastrointestinais, entre outros.

Bolsa de água quente: a bolsa de água quente é uma boa opção para auxiliar no alívio das dores de bexiga. Também pode ser realizado um banho morno em imersão para alívio da dor – dessa forma, o sangue terá uma maior circulação na região.

O medo é outra situação que afeta nossos órgãos, geralmente o rim e a bexiga sofrem com ele. É comum ver alguém urinar nas calças de medo em situações mais drásticas. Isso significa que esses dois órgãos tiveram seu funcionamento afetado. Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções.

Respire fundo, mas devagar. Faça 5 contrações dos músculos do assoalho pélvico (o movimento é como se um gás ou material fecal saísse e você não o deixasse sair) apertando e relaxando e contando até 5 entre cada contração. Pense em algo agradável e não relacionado ao assunto.

A polaciúria, como já explicado, é a vontade frequente de urinar, mas sempre em pequenas quantidades. Enquanto a polaciúria é um sintoma relacionado aos frequentemente aos rins, que produzem urina em excesso, a polaciúria é geralmente causada por problemas no trato urinário inferior, isto é, próstata, bexiga ou uretra.

Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.

Já sentiu vontade de fazer xixi toda hora, mas, ao tentar, sai pouca urina? E sente aquela ardência incômoda na hora de urinar? Esses podem ser sinais de infecção urinária ou cistite. No verão, os casos de infecção crescem e o risco aumenta.

Falta de rotina: Contar com uma rotina organizada é importante para o bem-estar e para a motivação de todas as pessoas. Isso porque, a falta de planejamento e de organização ocasionam o agravamento da ansiedade e da procrastinação.