O que pode ser espuma na urina?

Perguntado por: earruda4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Porém, se você notar que a sua urina tem se tornado mais espumosa que o habitual, isso pode ser um sinal de doença nos rins. O excesso de espuma costuma indicar perda excessiva de proteínas na urina, que é um sinal importante de lesão dos glomérulos renais.

Especialistas destacam que a presença de sangue na urina pode ser um indício de lesões no trato urinário, nefrite ou cálculos renais. Caso a espuma não desapareça após a finalização do jato, pode indicar a presença de proteínas na urina, sinalizando lesões renais.

Diabetes. Diabetes e outras causas de açúcar elevado no sangue também geralmente resultam em urina espumosa.

Uma das causas mais comuns de espuma na urina é a presença de proteínas. A proteína na urina (proteinúria) pode ser um sinal de danos nos rins. Possíveis causas de proteinúria incluem infecções do trato urinário, por exemplo.

Porém, em alguns casos, pode haver alguns sinais ou sintomas associados, como:

  • Inchaço (edema) nas pernas, pés, tornozelos ou rosto;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Urina espumosa.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Sedimentoscopia – Exame de urina tipo 1 (EAS)

Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

O tratamento da proteinúria consiste na reposição do valor proteico e na investigação da causa da perda de proteínas .

A frequência ideal para fazer xixi é de cinco a oito vezes por dia. Menos que isso é considerado muito pouco, e pode ser reflexo da falta de líquidos ou do hábito de segurar a urina por muito tempo na bexiga.

Em geral, a urina com cheiro forte não está associada a nenhum outro sintoma se não estiver relacionada a alguma doença.

Quando isolada, sua presença não indica problemas de saúde. Porém, se associada a outras alterações, como a hematúria (presença de sangue na urina),é sinal de doenças renais.