Quantos cromossomos tem no final da mitose?

Perguntado por: rnobrega . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Em uma célula humana, por exemplo, há 46 cromossomos. A mitose promove o surgimento de duas células também com 46 cromossomos.

Na mitose, uma célula divide-se dando origem a duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula que as originou. A mitose é um tipo de divisão celular a qual uma célula (célula-mãe) divide-se e dá origem a duas células-filhas, cada uma com um conjunto cromossômico idêntico ao da mãe.

A meiose é um tipo de divisão celular em que se observa a formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Sabemos que as células humanas, por exemplo, apresentam 46 cromossomos, portanto, aquelas que sofrem meiose têm apenas 23 cromossomos.

Telófase
- Fase final da mitose; - Ocorre o desaparecimento das fibras do fuso; - Os cromossomos descondensam-se; - Ocorre o reaparecimento do nucléolo e do envoltório nuclear (cariocinese);

Cada um deles tem metade dos cromossomos da espécie, com 23 cromossomos no total. Para que tal divisão ocorra, são necessárias duas formas diferentes de metáfase. A primeira resulta na separação entre cromossomos homólogos, formando duas células com 2 cromossomos com duas cromátides homólogas cada.

Dos 46 pares de cromossomos nas células humanas, 22 pares são chamados de autossomos, numerados de 1 a 22, que são responsáveis por todas as características, exceto as sexuais. As informações genéticas para as características sexuais do indivíduo estão presentes em um par de cromossomos sexuais ou alossômicos, X e Y.

Todo ser humano possui 23 pares de cromossomos em cada célula. Entre eles, um par de cromossomos X e Y, cuja combinação determina essencialmente o sexo da pessoa: mulheres são XX e os homens, XY.

Meiose é um processo de divisão celular que leva à formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula parental. A meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula-mãe diploide dá origem a quatro células-filhas haploides.

Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe. O motivo de o assunto ser muito importante é que ele é bastante relacionado à nossa saúde.

Portanto quando se considera apenas uma célula com 2n=4, são produzidos dois tipos de gametas a cada meiose. Porém, o número de células que sofrem meiose em cada organismo é muito grande, levando- nos a perceber que haverá em um indivíduo duplo heterozigoto (2n=4), quatro tipos diferentes de gametas.

Estágios da mitose: prófase, metáfase, anáfase, telófase. A citocinese normalmente sobrepõe-se à anáfase e/ou telófase.

É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares. Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Os cromossomos
Os óvulos e espermatozoides têm, cada um, 23 cromossomos - conjunto denominados de cariótipo. Durante a fecundação eles se unem e totalizam 46, ou seja, são formadas 23 partes que recebem o nome de homólogos. Já as células formadas por cromossomos são denominadas de diploides (2n).

Como mostrado na Figura 3, as fases da meiose I compreendem os seguintes processos: Prófase I: a célula inicial é diploide (2n = 4); os cromossomos homólogos formam pares e trocam fragmentos no processo de crossing-over. Metáfase I: os pares homólogos se alinham na placa metafásica.

As fases da meiose I. Prófase I: a célula inicial é diploide (2n = 4). Os cromossomos homólogos formam pares e trocam fragmentos no processo de crossing over.

O portador da síndrome de Klinefelter possui 44 cromossomos autossômicos e um cromossomo sexual X a mais, apresentando uma constituição cromossômica 47, XXY.