O que é um lipoma na mama?
Os cistos só apresentam algum risco de malignidade quando possuem conteúdo sólido em seu interior. Isso é determinado pela ecografia. O lipoma nada mais é que um nódulo de tecido lipídico (gordura), nas mamas.
Quando um lipoma é preocupante
O lipoma só é preocupante quando há alterações como: aumento de tamanho, mudança na forma e também apresentar alguma sensibilidade ao tocar. Qualquer dessas alterações devem ser comunicadas ao médico para uma melhor investigação. Exames de imagem como ultrassom, podem ser indicados para ajudar no diagnóstico.
O que o lipoma pode causar
O lipoma é um tipo de caroço no corpo que, em alguns casos, pode aumentar de tamanho e causar grande desconforto físico e estético para a pessoa.
Como saber se o lipoma é maligno
O diagnóstico diferencial de lipoma para outros problemas malignos está nas características do tumor. O nódulo tem bordas regulares, consistência mole e flexível. Sua massa, em geral, é homogênea e na maioria das situações ele é indolor. Tumores malignos tendem a ter massa dura, imóvel e dolorosa.
Qual a diferença entre nódulo e lipoma
A diferença entre o lipoma e o cisto é a constituição do nódulo. Enquanto o lipoma é composto por células de gordura, o cisto é composto por um substância chamada sebum. As duas condições apresentam sintomas semelhantes, assim como o tratamento que é quase sempre o mesmo.
É grave lipoma
O lipoma é um tumor benigno composto por células de gordura maduras que ficam acumuladas em uma cápsula fibrosa localizada no tecido subcutâneo, ou seja, abaixo da pele. Apesar de ser indolor na maioria dos casos, a condição pode se agravar e se transformar em um tumor maligno.
Quais as chances de um lipoma ser maligno
Nestes casos, ele pode causar dor, ou por seu efeito de massa, ou por compressão de estruturas como nervos e tendões. O lipoma é um tumor benigno que não tem chance de transformação maligna.
O que acontece se não tirar o lipoma
São assintomáticos na maioria dos casos, podem causar dor em outros. O lipoma é composto de tecido adiposo, geralmente é macio ao toque, por vezes pode ser movido e em alguns casos pode se tornar um tumor maligno.
O que faz o lipoma crescer
Ainda não sabemos por que os lipomas surgem. Como há uma clara tendência familiar para o desenvolvimento desse tipo tumor, imagina-se que exista um forte componente genético na sua formação. Alguns casos parecem surgir após um trauma local, mas essa relação ainda não foi comprovada.
Qual o exame para detectar lipoma
Nos casos de lipoma grande (> 5 cm), de forma irregular e com sintomas de envolvimento miofascial, a imagem é justificada por ultrassom, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RNM). A imagem também deve ser obtida se a biópsia de tecido indicar a presença de uma massa infiltrada.
Quem tem lipoma pode ter câncer
Os lipomas surgem no tecido subcutâneo, logo abaixo da pele, formando uma protuberância arredondada que é facilmente visível e palpável. O lipoma não é câncer nem tem risco de virar câncer. Ele é sempre um tumor benigno.