Tem alguma pomada para lipoma?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Existe pomada para lipoma? Sim, existem diferentes tipos de pomadas que prometem eliminar o lipoma. No entanto, esse não é o melhor tipo de tratamento para quem deseja se livrar de uma vez por todas do nódulo de gordura, já que as pomadas não conseguem eliminar a cápsula fibrosa que reveste o tumor benigno.

Hirudoid é uma pomada que colabora no tratamento e redução dos sintomas de diversos processos inflamatórios localizados.

Na maioria dos casos, a cirurgia com anestesia local é suficiente para retirada. Há ainda a possibilidade de lipossucção – por se tratar de células de gordura. Em alguns casos, a indicação cirúrgica leva em consideração características do lipoma que possam se assemelhar a tumorações malignas.

Como Fazer o Tratamento Para Lipoma Inflamado
Caso o lipoma seja grande, o mais adequado é que seja feita uma cirurgia bem simples, que demora em torno de 10 a 30 minutos. Pode ser utilizada anestesia local ou geral, de acordo com as condições do lipoma e do paciente.

Como o lipoma costuma ser uma massa pequena e indolor, ele não precisa de tratamento na grande maioria dos casos. Tumores pequenos podem desaparecer espontaneamente, mas o que ocorre mais frequentemente é um lipoma permanecer “quieto” e inalterado durante anos.

Quais são as causas e fatores de risco? “Os lipomas habitualmente são situações esporádicas e que não têm causa identificável”, responde Carlos Luz. Segundo o cirurgião, não existe nenhum fator de risco identificado que garanta que a pessoa tenha uma propensão maior ou menor para desenvolver lipomas.

Quando o lipoma dói? Os lipomas costumam ser assintomáticos, isto é, não apresentam sintomas. Quando a condição provoca dor pode ser um sinal de lipossarcoma, que é o agravamento do tumor com potencial de malignidade.

O lipoma só é preocupante quando há alterações como: aumento de tamanho, mudança na forma e também apresentar alguma sensibilidade ao tocar. Qualquer dessas alterações devem ser comunicadas ao médico para uma melhor investigação. Exames de imagem como ultrassom, podem ser indicados para ajudar no diagnóstico.

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

Melancia, melão e abacaxi são exemplos de frutas com nutrientes com alto poder diurético, que ajudam a eliminar toxinas. Também é importante consumir alimentos probióticos, como os iogurtes, que tornam a flora intestinal mais saudável, além de ajudar a absorver melhor os nutrientes e diminuir o inchaço.