Como saber se a imunidade está baixa no exame de sangue?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Na avaliação da imunidade, é preciso prestar atenção nos leucócitos, onde estão os linfócitos e neutrófilos, células importantes para de sistema imunológico. Se elas estiverem presentes em baixa quantidade no sangue, pode ser sinal de que o organismo está mais suscetível a infecções.

A média dos glóbulos brancos entre os homens foi de 6.142/mm3 (2.843-9.440) e entre as mulheres de 6.426/mm3 (2.883-9.969).

Exames de sangue são indicados para avaliar o sistema imunológico. Nesses casos, além de buscar atendimento médico para um diagnóstico adequado e tratamento dos sintomas, vale a pena realizar exames para saber como está o seu sistema imunológico.

Qual exame fazer para saber se a sua imunidade está baixa? Geralmente, o médico solicita um exame de sangue simples, conhecido como hemograma completo. Porém, ele também pode pedir exames complementares, caso haja necessidade.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

Quando um indivíduo está com imunidade baixa, o corpo apresenta maior dificuldade em combater os agentes infecciosos, o que pode levar a infecções mais frequentes e difíceis de tratar. Fadiga, falta de energia e cansaço excessivo, também são sinais de alerta que devem ser levados em consideração.

Novos valores de referência para o hemograma no Fleury

MasculinoFeminino
Adultos: 32,4 - 36,0 g/dLAdultos: 32,0 - 35,2 g/dL

Febre frequente e calafrios
Se recorrentes, também podem indicar uma baixa imunidade. "Infecções recorrentes ou graves podem sugerir um defeito do sistema imune."

vitamina D

A vitamina D é considerada um hormônio que atua na saúde dos ossos, músculos, imunidade e diversos outros sistemas. Ela é produzida pelo nosso corpo através da exposição solar, mas também pode ser adquirida em alguns alimentos e suplementação.

Vitamina D

Vitamina D
As células de defesa presentes no sistema imunológico, chamadas linfócitos, apresentam receptores que ajudam a vitamina D no fortalecimento das células de defesa.