O que é uma lesão pré-maligna?

Perguntado por: dvieira9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

O que são Lesões pré-malignas? As lesões pré-malignas são lesões que caso o seu processo de formação não for revertido, se não for feito um tratamento adequado, uma observação, essas lesões podem se transformar em tumores malignos, podem se transformar em câncer.

O termo “pré-câncer” é utilizado para descrever uma condição pré-maligna ou neoplasia pré-cancerosa, que consiste em uma lesão ou tumor que provoca a multiplicação de células normais, aumentando o risco de desenvolver algum câncer.

Varias lesões pré-malignas são conhecidas, incluindo as leucoplasias, eritroplasias, lesão do palato secundaria ao uso reverso do cigarro, fibrose oral submucosa, lúpus eritematoso discoide e algumas alterações hereditárias como a disceratose congênita e a epidermolise bolhosa.

A criocirurgia é usada mais frequentemente para condições pré-cancerígenas, como queratose actínica e para pequenos carcinomas basocelulares e espinocelulares. Essa técnica consiste no uso de nitrogênio líquido aplicado diretamente no tumor para congelar e destruir as células anormais.

A realização de exames de rotina, como a mamografia, ajudam a rastrear lesões pré-malignas ou mesmo o câncer inicial. O exame é recomendado a todas as mulheres a partir de 40 anos ou antes, dependendo dos fatores de risco e da indicação médica.

O material coletado no exame preventivo pode ser usado para detectar não só a presença de células oncogênicas, mas também a presença do vírus HPV e de infecções ginecológicas como a candidíase, clamídia gonorréia, sífilis, tricomoníase e gardnerella.

Alguns tumores malignos têm alto índice de cura mesmo em fases avançadas. Outros tipos de tumores malignos que se espalham rapidamente para outros locais do corpo ou insistem em voltar, apesar dos tratamentos disponíveis, apresentam baixo índice de cura e mais complicações.

As neoplasias malignas, também chamadas de tumores malignos ou câncer, apresentam limites pouco definidos, crescem rapidamente e são capazes de invadir tecidos e provocar metástase.

A neoplasia maligna, também chamada de tumor maligno ou câncer, caracteriza-se por um crescimento mais rápido do que a benigna e suas células são menos diferenciadas, o que faz com que muitas percam a sua função no tecido original.