Qual o tipo de câncer mais comum na boca?

Perguntado por: amota . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Mais de 90% dos cânceres de boca são carcinomas espinocelulares, também chamados carcinomas epidermoides. Células escamosas são achatadas e normalmente revestem a cavidade bucal.

Quais são os principais tipos?

  • Carcinoma verrucoso;
  • Carcinoma de células escamosas;
  • Carcinoma adenoide cístico;
  • Carcinoma mucoepidermoide;
  • Adenocarcinofestma;
  • Linfomas.

Dificuldade de mastigação e de engolir. Dificuldade na fala. Sensação de que há algo preso na garganta.

Os profissionais de saúde podem detectar células anormais ou pré-cancerosas durante exames odontológicos de rotina. Alguns testes que podem ser usados para rastrear o câncer bucal incluem um teste de corante azul de toluidina ou um teste de luz fluorescente.

Atenção aos sinais e sintomas do câncer de boca
Nódulo persistente ou espessamento na bochecha. Área avermelhada ou esbranquiçada em qualquer local da boca. Irritação na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada. Dificuldade para mastigar ou engolir.

Muitas vezes, o câncer de boca pode ser confundido com afta, caracterizada por uma pequena ferida na boca.

O câncer avançado é caracterizado por um dos seguintes aspectos: Dor, sintomas constitucionais, problemas psicológicos, obstrução, sangramento e/ou compressão.

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

A lesão do câncer tem diferenciação celular na biópsia e a da afta não. A afta tem muitas semelhanças clínicas com o herpes, como a dor, a reincidência e o fato de estar associada ao estresse. Além disso, surge sempre no interior da cavidade oral (mucosa) e o herpes labial é na região perio oral, ou seja, nos lábios.

O câncer de boca e orofaringe inicial é denominado estágio 0 (carcinoma in situ) e, em seguida, os estágios variam de 1 a 4, onde o estágio 4 significa que a doença está mais disseminada. Dentro de um estágio, uma letra anterior significa um estágio inferior.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Biopsia incisional.
É o tipo mais comum de biópsia para a região da boca ou garganta. Essa biópsia pode ser realizada em consultório médico ou no centro cirúrgico, dependendo da localização do tumor. Quando o procedimento é realizado no consultório, a área ao redor do tumor é anestesiada.

O diagnóstico do papilomavírus humano na mucosa oral é feito pelo exame clínico e exames como citologia, biópsia, imuno-histoquímica, hibridização do DNA, captura híbrida e PCR (polimerase chain reaction, traduzindo, reação em cadeia de polimerase).

O preço do exame biópsia custa o valor de A partir de R$ 330.

Quando o tumor tem dimensões menores, é possível fazer a glossectomia parcial, na qual apenas uma parte da língua é retirada junto com o tumor. No entanto, nos casos mais graves e de tumores que já ocupam uma extensa parte da língua, é necessário fazer glossectomia total, retirando toda a língua.

Consiste em um cisto de muco benigno que ocorre devido à obstrução das glândulas salivares ou traumas na boca. Esse hematoma leva a formação de uma bolha com saliva em seu interior, aparecendo mais frequentemente nos lábios, porém ela também pode afetar a gengiva, céu da boca, língua ou bochecha.