Quais são os tipos de lesões na boca?

Perguntado por: otorres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os tipos de lesões na boca são: superficial, profunda, séssil, pediculada, endofítica ou exofítica. Mas calma, esses termos odontológicos tem explicação: séssil é quando a base da lesão é a parte mais larga dela.

As lesões orais são placas eritematosas que podem ulcerar, dolorosas, mais freqüentes na região posterior da mucosa jugal, que apresentam fotossensibilidade em 25% dos casos.

Quais são os tipos de Lesões na boca

  • Placa. Lesões elevadas em relação ao tecido, sua altura é pequena em relação à extensão. ...
  • Erosão. Consiste na perda parcial do epitélio sem exposição do tecido conjuntivo subjacente. ...
  • Úlcera/ulceração. ...
  • Vesícula. ...
  • Bolha. ...
  • Pápulas. ...
  • Nódulos.

Feridas que duram mais de uma semana devem ser consultadas pelo seu dentista para análise do problema”, alerta o cirurgião buco maxilo facial, Dr. Alessandro Silva.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Há algumas causas definidas como o uso de aparelhos ortodônticos, ingestão de alimentos ou líquidos muitos quentes ou muito gelados e o contato da mucosa com substâncias ácidas. Outras causas também podem ser ditas como o crescimento errado de um siso, mordida errada, prótese mal ajustada e escovação exagerada.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

As aftas, o herpes simples, a leucoplasia (placa branca), e a candidíase (sapinho).

As feridas na boca podem ser provocadas por aftas, por pequenas pancadas, irritações desta região, ou por infecções virais ou bacterianas. O herpes labial é um exemplo de infecção comum causada por vírus, que provoca pequenas bolhas que doem e ardem, na região dos lábios.

Candidíase bucal; Câncer bucal; Estomatite herpética; Doença mão-pé-boca.

Sífilis Primária: de 3 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio surgem lesões como pequenas feridas, inicialmente de cor rósea, que evoluem para um vermelho intenso com fundo esbranquiçado, como se fosse uma “afta”. Esta lesão se chama “cancro duro”. Geralmente é única e NÃO DÓI.

Pequenas feridas, normalmente, desaparecem dentro de 10 a 14 dias, mas podem durar até 4 semanas.

A lesão do câncer tem diferenciação celular na biópsia e a da afta não. A afta tem muitas semelhanças clínicas com o herpes, como a dor, a reincidência e o fato de estar associada ao estresse. Além disso, surge sempre no interior da cavidade oral (mucosa) e o herpes labial é na região perio oral, ou seja, nos lábios.